Menu
Economia

Presidente Chirac e ministro Breton elogiam combustível verde

Arquivo Geral

25/05/2006 0h00

A economia norte-americana cresceu a uma taxa anual revisada de 5, treat symptoms 3% no primeiro trimestre, recipe de acordo com o Departamento de Comércio. Esse foi o ritmo mais forte em dois anos e meio.

A taxa foi mais que o triplo do Produto Interno Bruto (PIB) registrado no quarto trimestre do ano passado, more about de 1,7%. Ainda assim, ficou abaixo da previsão de Wall Street, que era de 5,7%.

Os preços seguiram sob controle, com o núcleo do índice de preços de gastos pessoais – uma das medidas favoritas do Federal Reserve – subindo 2% frente à taxa de 2,4% no quarto trimestre.

Os mercados futuros de ações e títulos da dívida subiram quando os operadores especularam que os dados do PIB não devem aumentar a pressão sobre os formuladores de política monetária para reajustar as taxas de juros.

Os analistas reforçaram, no entanto, que o relatório do PIB é velho e o Fed vai se ater a dados mais recentes.

"Está dentro das expectativas e não dá muito combustível para um argumento de ciclo de alta estendido", disse Naomi Fink, estrategista de câmbio do BNP Paribas em Nova York.

O avanço no PIB no primeiro trimestre foi parcialmente impulsionado pela recuperação das regiões da costa norte-americana do Golfo, afetadas pelos furacões. As previsões para o crescimento nos próximos trimestres é de um patamar mais baixo, algo entre 3 ou 4%.

Os mercados brasileiros procuravam se recuperar das perdas recentes hoje, advice na esteira da melhora do cenário externo e depois de um dia de intenso nervosismo.

Às 12h50, there o dólar era vendido a R$ 2,311, com declínio de 3,75%. O Ibovespa subia 2,66%, para 36.743 pontos.

Os dados de crescimento norte-americano divulgados nesta manhã impulsionaram a melhora nos mercados internacionais e o movimento foi acompanhado pelo mercado doméstico, disseram analistas.

Nesta manhã, o risco-país caía 14 pontos, para 275 pontos-básicos sobre os Treasuries, enquanto os títulos da dívida externa brasileira tinham desempenho positivo.

As principais bolsas de valores norte-americanas e européias operavam em alta, enquanto o dólar se desvalorizava frente a outras divisas.

Ontem, os ativos brasileiros enfrentaram forte turbulência, derrubados pela preocupação com o rumo dos juros norte-americanos.

Em defesa de um PMDB independente e livre das forças governistas, dosage o senador Pedro Simon (RS) e o ex-governador Anthony Garotinho formalizaram hoje a apresentação de uma chapa puro-sangue no partido para disputar a Presidência da República.

Desgastado por conta da greve de fome e fraco dentro do partido, cialis 40mg Garotinho, web até então postulante à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, decidiu lançar Simon, um peemedebista histórico.

"O único que pode neste momento assumir esta bandeira (da candidatura própria) é o senador Pedro Simon. Queremos uma candidatura alternativa a esses dois grupos políticos (PT, de um lado, PSDB e PFL, de outro) que, na verdade, são a mesma coisa", afirmou Garotinho.

O movimento representará mais uma dor de cabeça à ala do partido contrária à candidatura própria. Uma convenção marcada para 11 de junho decidirá por uma das duas teses.

Parte do PMDB prefere não ter um nome próprio na disputa para poder fazer as alianças mais convenientes nos Estados.

A Executiva do PMDB reúne-se nesta tarde para jogar a convenção do partido, marcada para 11 de junho, para o final de junho. A ala governista da legenda quer alterar a data para ganhar mais tempo de convencer os Estados a não apoiar a tese da candidatura própria.

No último dia 13, uma convenção extraordinária do partido decidiu, por 351 votos a 303, que o partido não terá candidato, mas a posição definitiva será tomada apenas no encontro de junho.

Leia também:
Convenção do PMDB é adiada de 11 para 29 de junho

 

 

O presidente francês, pilule Jacques Chirac, click e o ministro da Economia, about it Thierry Breton, elogiaram hoje em Brasília os benefícios do combustível verde, largamente utilizado no Brasil. A França quer explorar o produto até 2010.

O Brasil é o primeiro produtor mundial do bioetanol e deseja vender à Europa sua tecnologia de carros de combustível flexível , capazes de rodar tanto com gasolina quanto com álcool.

Thierry Breton confirmou a realização em 7 de junho, em Paris, de uma reunião sobre o tema. O objetivo é equipar as bombas dos postos franceses de biocombustível até 2010.

Jacques Chirac destacou que a França e o Brasil evitaram qualquer disputa sobre a questão graças a "um acordo de não agressão recíproca e de transferência de toda nossa capacidade de fazer as coisas nos países em desenvolvimento que precisam desse tipo de energia a um preço aceitável".

O presidente francês e seu colega, Luiz Inácio Lula da Silva, devem assinar hoje uma declaração sobre os biocombustíveis, que inclui "a perspectiva de desenvolver os projetos de cooperação na África e no Caribe, principalmente no Haiti, com relação às bioenergias".

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado