Menu
Economia

Postalis: FT Greenfield denuncia 12 pessoas por corrupção

Acusados podem responder por corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Os crimes aconteceram entre 2010 e 2011

Aline Rocha

18/07/2019 15h08

Da Redação
[email protected]

Nessa quarta-feira (17), a Força-Tarefa Greenfield denunciou 12 pessoas por corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro envolvendo o Fundo de Pensão dos Correios, Postalis. Os crimes ocorreram entre os anos de 2010 e 2011, durante operação de aquisição de títulos imobiliários oferecidos pela empresa JHSF Participações SA e pelo Banco Cruzeiro do Sul.

As investigações apontaram que, durante a negociação da compra dos títulos, houve pagamento de propina de, no mínimo, R$ 2.729.835,13 a Alexej Predtechensky, ex-presidente do fundo, Ricardo Oliveira, ex-diretor financeiro, Adilson Florêncio da Costa, ex-diretor executivo e Nelson Luiz de Oliveira, então diretor dos Correios. Valor atualizado ultrapassa os R$ 4 milhões.

A denúncia indica que Alexandre Romano, operador das propinas pagas a Nelson, fez o intermédio da aproximação da diretoria dos Correios e do Postalis com o dono da empresa contratada para prestar serviços de assessoria financeira, Paulo Gazani. Ele aceitou pagar vantagem indevida aos funcionários públicos do Postalis e dos Correios para conseguir a aprovação de compra de debêntures da empresa JHSF e do Fundo Verax, gerido pelo Banco Cruzeiro do Sul.

Segundo Paulo Gazani, em uma das conversas com Alexej, o ex-presidente disse: “nós temos os nossos compromissos com quem nos colocou aqui e não podemos abrir mão deste valor”, referindo-se claramente que tinha compromissos com as pessoas responsáveis pela indicação dos funcionários do Fundo que foram denunciados.

Os valores recebidos indevidamente eram lavados por meio de simulação de importações de empresas de fachada, serviços de consultoria prestados por escritório de advocacia e doação a instituição religiosa.

A denúncia aguarda o recebimento pela Justiça Federal. A FT Greenfield pede a condenação dos acusados e indenização no valor correspondente a dez vezes o montante recebido a título de propina, de forma suficiente para reparação dos danos materiais, morais e sociais causados.

 

Com informações de MPF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado