A companhia estatal Petroecuador mantém por enquanto suas operações apesar do tsunami que avança pelo Pacífico, após o terremoto no Japão de 8,9 graus na escala Richter, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), e em todo caso não deve realizar procedimentos de exportação nesta sexta-feira, segundo disse à Agência Efe um porta-voz.
Na refinaria Libertad, localizada na península de Santa Elena e a mais próxima do mar, o pessoal administrativo foi evacuado, mas o pessoal operacional continua trabalhando.
Se as ondas não passarem de seis metros suas instalações não serão afetadas, detalhou a fonte da companhia.
Ao mesmo tempo, a refinaria de Esmeraldas, a maior do país, está fora do perímetro que seria afetado pela onda e funciona com normalidade, ao estar localizada a quase quatro quilômetros do litoral.
O pessoal da companhia continua no terminal petroleiro de Balao, embora os navios atracados receberam ordem de sair para alto-mar, onde não se sente a onda, bem como os demais navios do país.
“Hoje não estava prevista nenhuma operação de exportação de petróleo, portanto não há paralisação de operações”, disse o porta-voz.
A empresa exportou no ano passado 278.100 barris de petróleo em média por dia, enquanto a produção total do país ronda atualmente os 508 mil barris diários.
O Governo decretou o estado de emergência e a evacuação de todas as zonas litorâneas do país e das Ilhas Galápagos por causa do maremoto gerado após o terremoto do Japão.