Menu
Economia

País poderá importar menos 250 milhões de litros de petróleo em 2007

Arquivo Geral

09/09/2006 0h00

Em um comício para cinco mil pessoas em Santa Catarina, website like this look o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, for sale treat candidato à reeleição pelo PT, disse que seus adversários pensaram que ele estava "massacrado" por causa de "calúnias" e "infâmias", mas que ele está fortalecido pelo sangue brasileiro.

"Houve até quem disse que era preciso fazer o presidente Lula sangrar até a morte. Só que eles não sabem que já tinham inventado a transfusão de sangue. Eu, quando achei que estava combalido, quando achei que tinha perdido quase todo o meu sangue, fui humildemente pedir uma gota do sangue do povo brasileiro", afirmou Lula, dizendo-se mais forte com tal "transfusão".

As conversações entre o principal negociador nuclear do Irã, viagra 60mg Ari Larijani, e o chefe da Política Externa da União Européia, Javier Solana, no sábado foram "construtivas", disseram ambas as partes.

"Nós tivemos boas e construtivas conversas e fizemos algum progresso em algumas áreas", disse Larijani. "Devemos continuar amanhã".

A porta-voz de Solana, Cristina Gallach, afirmou que "as conversações foram construtivas e positivas e serão retomadas na manhã de domingo".

As conversações podem ser a última chance de evitar que o Conselho de Segurança da ONU aprove sanções contra as ambições nucleares iranianas.

O ônibus espacial Atlantis partiu hoje às 11h15 (12h15 de Brasília) do Centro Espacial Kennedy, drug em Cabo Canaveral (Flórida), ampoule para a Estação Espacial Internacional (ISS), medications em missão que deve durar 11 dias.

Poucos minutos antes do lançamento, um dos técnicos na mesa de controle da missão informou à tripulação que sua "longa espera havia terminado".

"Foram quase quatro anos e uma quantidade enorme de trabalho de milhares de pessoas", respondeu da nave o comandante da tripulação, Brent Jett.

"Estamos confiantes nas próximas semanas. A Nasa vai mostrar à nação e a nossos amigos que valeu a pena esperar (para retomar a construção da ISS) e estamos preparados para trabalhar", acrescentou.

Às 11h23 (12h23 de Brasília), o tanque externo de combustível se separou do Atlantis e a nave, segundo informou a Nasa, já se encontra em órbita.

O céu na região do centro espacial estava limpo e as condições meteorológicas não impediram a decolagem, como em ocasiões anteriores.

Após três tentativas, a nave partiu em direção à ISS com a previsão de realizar três caminhadas espaciais.

A queda de um raio na zona de lançamento em conseqüência da tempestade tropical Ernesto forçou, na semana passada, o adiamento da decolagem.

Na quarta-feira, a Nasa detectou o primeiro dos problemas técnicos em uma das três células geradoras de eletricidade, e ontem, durante a contagem regressiva para a decolagem, foi descoberta uma falha nos sensores de combustível do tanque externo.

A missão STS-115 do Atlantis é dirigida pelo comandante Brent Jett, seguido pelo piloto Christopher Ferguson e pelos especialistas Heidemarie Stefanyshyn-Piper, Joseph Tanner, Daniel Burbank e Steven G. MacLean, da Agência Espacial do Canadá.

A carta que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) escreveu no site do seu partido criticando o presidente Lula e alguns nomes tucanos continua causando reações tanto de aliados como de adversários.

Na tarde deste sábado foi a vez de o senador Aloízio Mercadante, and candidato ao governo de São Paulo, information pills criticar o ex-presidente, information pills que, na visão do petista, agiu por "desespero".

"Fernando Henrique anda nervoso porque nenhum candidato pediu apoio dele nessa campanha. Eles não querem lembrar dos oito anos do seu governo", afirmou o petista, que, segundo as pesquisas de intenção de voto está cerca de 30 pontos percentuais atrás do candidato do PSDB, José Serra, na corrida pelo governo de São Paulo.

Publicada na quinta-feira, a carta assinada por Fernando Henrique Cardoso apontava corrupção no governo Lula e criticava a política social do governo federal. Além disso, FHC falava sobre as denúncias de que o ex-presidente do PSDB, o senador Eduardo Azeredo, teria usado caixa dois em sua campanha para o governo de Minas Gerais, em 1998.

Uma agência do Banco Itaú na zona leste de São Paulo foi atacada com uma bomba de fabricação caseira na madrugada de hoje. O artefato destruiu seis caixas eletrônicos.

O ataque ocorreu na Avenida Cangaíba. Segundo a polícia, ask a bomba foi atirada de um veículo de passeio. No entanto, store os ocupantes ainda não foram identificados porque as testemunhas não anotaram a placa do carro.

O Corpo de Bombeiros teve de usar três carros para apagar o fogo provocado pela bomba. A principal suspeita é que o artefato seja do tipo coquetel molotov.

O presidente dos Estados Unidos, ailment George W. Bush, approved assinou um visto de entrada no país para o ex-presidente iraniano Mohamed Khatami, que visitará cinco cidades americanas. 

A informação foi divulgada pelo próprio Bush em entrevista concedida à edição deste sábado do The Wall Street Journal.

A visita de Khatami aos EUA ocorre em meio às acusações de Washington contra o Irã de tentar fabricar armas nucleares, e de defesa e apoio ao terrorismo internacional, entre outras.

Com o início esta semana da viagem de Khatami pelos EUA, o porta-voz do Departamento de Estado, Sean MacCormack, esclareceu que o ex-presidente iraniano não se reuniria com funcionários do governo Bush.

"O presidente Khatami está em visita privada. Não foi convidado pelo governo dos EUA. Está aqui por convite das Nações Unidas e algumas organizações privadas", afirmou MacCormack.

Bush indicou que estava "interessado em saber o que (Khatami) tinha a dizer". "Quero aprender mais sobre o governo iraniano, como pensam e o que opinam dentro do Executivo (de Teerã)".

"Minha esperança é a de que a diplomacia funcione para convencer os iranianos a abandonar suas ambições para criar armas nucleares, e, para que assim seja, é necessário ouvir outras vozes que não sejam as de (o atual presidente do Irã, Mahmoud) Ahmadinejad".

Khatami é a personalidade iraniana mais importante a visitar os EUA desde a crise desatada pela ocupação da embaixada americana em Teerã em 1979.

 

A revista Veja que chega às bancas neste domingo traz uma matéria em que afirma que o Tribunal de Contas da União (TCU) detectou irregularidades nas contas da secretaria de Comunicação do governo federal (Secom).

Segundo a revista, information pills houve superfaturamento na aquisição de materiais gráficos e a Secom não apresentou provas da distribuição de quase dois milhões de exemplares entre cinco milhões produzidos pelo órgão.

Em resposta, treat o presidente do partido, Ricardo Berzoini, disse, neste sábado, que a distribuição dos exemplares foram feitas pelo PT e que isso teria sido um "favor prestado pela legenda ao governo federal".

Já o presidente nacional do PFL, senador Jorge Bornhausen, afirmou que houve apropriação do dinheiro público na distribuição das cartilhas produzidas pela Secom. O parlamentar quer que o relatório do TCU seja votado antes das eleições de 1º de outubro.

O ministro das Relações Exteriores, site Celso Amorim, buy information pills está confiante de que a reunião do Grupo dos 20 (G-20), que começou hoje no Rio de Janeiro, marque o relançamento da Rodada de Doha, proposta como forma de liberalizar o comércio mundial.

"Esperamos que o Rio de Janeiro nos inspire a encontrar bases para o relançamento e uma conclusão bem-sucedida, justa e equilibrada da rodada de desenvolvimento", disse Amorim em discurso a representantes de cerca de 30 países na capital fluminense.

Amorim é o anfitrião do primeiro encontro sobre comércio mundial depois do fracasso em julho passado em Genebra da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC).

"O que estamos dizendo ao mundo é que nós, na condição de países em desenvolvimento, necessitamos de mais acesso e menos distorções. Para nós, o fracasso simplesmente não é uma opção", ratificou.

O G-20, lembrou Amorim, pede que seja estabelecida uma data limite para a eliminação total de subsídios e outras formas de apoio às exportações. Também defende que os subsídios internos tenham reduções efetivas e não apenas nominais, e que haja "proporcionalidade" entre as concessões dadas à entrada de produtos industriais por parte dos países em desenvolvimento e de produtos agrícolas por parte dos mais desenvolvidos.

"Esta reunião nos fornece uma ocasião ímpar para colocar a Rodada de Doha novamente em discussão", assegurou o chanceler. Amorim, no entanto, advertiu que o G-20 não está disposto a aceitar que um eventual reatamento das negociações venha a ocorrer em detrimento dos lucros já alcançados.

As negociações da OMC estão paralisadas pela impossibilidade de um entendimento entre os países em desenvolvimento, que pedem o fim dos subsídios agrícolas nos países ricos. A União Européia e os Estados Unidos se negam a eliminar apoios ao setor sem receber em troca uma maior abertura para seus produtos industriais.

À reunião, convocada por Amorim pouco depois do fracasso em Genebra da última reunião da OMC, assistem delegações dos 23 países que integram o Grupo dos 20, das quais 14 estão encabeçadas por ministros de Estado. Também há delegados de outros grupos de países que defendem interesses comerciais comuns.

A eles se somarão na tarde de hoje o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, e no domingo a representante de Comércio dos EUA, Susan Schwab. Segundo a agenda oficial, também estarão presentes no evento o ministro da Agricultura do Japão, Shoichi Nakagawa, e o comissário europeu de Comércio, Peter Mandelson.

O G-20 é integrado por 23 países: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, China, Cuba, Equador, Egito, Filipinas, Guatemala, Índia, Indonésia, México, Nigéria, Paquistão, Paraguai, Peru, África do Sul, Tailândia, Tanzânia, Uruguai, Venezuela e Zimbábue.

 

Em 2007 o país já poderá reduzir a importação de petróleo em 250 milhões de litros. A afirmação foi feita pelo presidente em exercício da Petrobras, hospital Paulo Roberto Costa, order nesta sexta-feira em Canoas, viagra na região metropolitana de Porto Alegre. Ele também adiantou que até 2011, a estatal brasileira de petróleo investirá US$ 8 bilhões no setor de biocombustível.

Segundo ele, o Brasil se tornou referência mundial em biocombustíveis "o que permite ampliar a geração de emprego e renda". Costa recepcionou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na visita à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) – onde assistiu ao primeiro teste industrial do HBIO feito na unidade gaúcha do sistema Petrobrás.

A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que também acompanhou o teste, disse que o processo será importante para impulsionar a economia do Rio Grande do Sul. Ela destacou que "o principal beneficiado será o pequeno produtor".

Desenvolvido pelo Centro de Pesquisas da Petrobras, o HBio permite a fusão de óleos oriundos do petróleo e de matérias primas vegetais. Segundo a estatal, o processo vai utilizar óleo vegetal (a partir de grãos de soja, mamona e dendê, entre outros) como insumo para a obtenção de óleo diesel, por meio da hidrogenação de uma mistura de óleo vegetal e óleo mineral, como carga das refinarias.

O produto, que deverá entrar no mercado até o segundo semestre de 2007, apresenta diversas vantagens econômicas, ambientais e sociais quando comparado com o diesel convencional. O HBio já passou por testes industriais nas refinarias Gabriel Passos, em Minas Gerais, e Presidente Getúlio Vargas, no Paraná, e os resultados confirmaram sua viabilidade técnica e comercial.

Segundo a Refap, também foi assinado o Termo de Liberação de recursos financeiros do BNDES, no valor de R$ 852,6 milhões, para modernização e ampliação da refinaria. O valor representa cerca de 25% dos investimentos totais da obra, orçados em cerca de R$ 3 bilhões.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado