Tatiane Barbosa
Especial para o Jornal de Brasília
O Jornal de Brasília testou o novo Fiorino 2014, que chega com a missão de modernizar o conceito de veículo leve de carga. Um carro desenvolvido especialmente para atender às necessidades daqueles que estão a procura de maior espaço e precisam se deslocar com grandes objetos. Com um preço camarada, o modelo custa a partir R$ 40.380.
O novo Fiorino se destaca no transporte de cargas com segurança e agilidade, sobretudo no espaço urbano. Com um design mais moderno, possui novo acabamento e novos conteúdos, sem perder a resistência e capacidade de um veículo comercial.
As novas acomodações no interior trazem boa dose de conforto e praticidade, deixando a sensação de que o condutor está em um carro de passeio. Além dos bancos reclináveis, o banco do motorista e volante possuem regulagem de altura.
A cara do uno
De cara nova, o Fiorino agora conta com uma frente moderna, derivada do Novo Uno, frisos laterais, retrovisores e lanternas traseiras maiores. Tudo isso reforça sua robustez e versatilidade e deixa de lado seu aspecto “careta”.
Com um bom desempenho e fácil dirigibilidade, o Novo Fiorino inspira leveza ao ser conduzido. Muito mais completo e silencioso, o modelo vem equipado com um novo motor 1.4 Evo Flex, e recebeu nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, o que o coloca entre os mais eficientes e econômicos do País. Airbag duplo, freios ABS de série, capacidade de carga de 650 Kg, potência 88 CV, caçamba de 3.100 litros. Possui espelhos nas portas traseiras com abertura de 180º e sensor de estacionamento como itens opcionais.
Ficha técnica
Motor: 1.4l, injeção multiponto, etanol/gasolina, 88cv/85cv; 1.368cc; torque 12,5/12,4Kgf.m
Dimensões: altura: 1.873mm; largura: 1.622mm; comprimento 4.183mm; entre-eixos: 2.576mm
Peso: 1.015kg
Tanque: 64 l
Câmbio: manual de 5 marchas, tração dianteira
Suspensão: dianteira tipo McPherson, roda tipo independente e molas helicoidal. Traseira tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Freios: dois freios a disco.
Pneus: dianteiros, traseiros, 175 x 65 T e 82.
Portas de carga traseira: dobradiça dupla, 180