Foram liberados no final desta manhã de quarta-feira (29) os dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) no Distrito Federal. Os números referentes ao mês de agosto são positivos e indicam que o desemprego caiu na cidade.
Os números do PED já apresentavam queda. Em julho, a taxa de desemprego ficou em torno de 13,7%. Em agosto, passou para 13,4%. Esse número equivale a 180 mil pessoas desempregadas no DF. Essa porcentagem é a menor na historia desde o início da pesquisa, em 1992. Em contra partida, nenhum novo posto de trabalho foi gerado, ao passo que a População Economicamente Ativa (PEA) sofreu um decréscimo de 5 mil pessoas.
Os setores que mais empregaram foram a administração publica e o comércio, com taxas de 2,6% e de 0,5%, respectivamente. A construção civil manteve estabilidade ocupacional.
A reunião para a divulgação dos dados deste mês aconteceu no Setor Bancário Norte, quadra 2 bloco k, onde fica atualmente a Secretaria de Trabalho. Participaram do encontro representantes da Secretaria do Trabalho e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).