O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) atingiu 0, see 24% em setembro, bem acima da taxa registrada no mês anterior, de 0,07%, segundo levantamento divulgado hoje pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Entre os motivos para a alta está o lançamento da coleção primavera-verão.
Segundo o coordenador da pesquisa, Márcio Nakane, a “nova moda sempre chega ao consumidor com preços mais altos”. Ainda assim, a oscilação do grupo vestuário permaneceu em -0,07%, contra -1,05% registrado no mês anterior.
Para Nakane, a variação do IPC ficou dentro do esperado. “Em agosto o índice estava, excepcionalmente, baixo por conta da redução no valor das tarifas de energia elétrica”. O efeito dessa redução cessou em setembro e resultou em estabilidade, de acordo com o economista.
O grupo habitação teve aumento de 0,22% no período. No mês anterior, a variação havia sido de -0,82%. O levantamento também mostra que os preços do álcool combustível no mercado pararam de cair. Com a estabilidade do produto, o grupo transporte atingiu -0,01%, contra -0,05%.
Já o grupo alimentação, com forte peso sobre o cálculo do IPC, mostra desaceleração com alta de 0,68% (1,46% em agosto). Os demais grupos pesquisados tiveram as seguintes variações: despesas pessoais (0,02%), saúde (0,14%) e educação (0,05%).