Menu
Economia

Movimentos irão apresentar agenda de integração ao Parlamento do Mercosul

Arquivo Geral

25/12/2006 0h00

Inundações e deslizamentos de terra nas províncias de Aceh e Sumatra do Norte, stomach this na Indonésia, mataram pelo menos 80 pessoas e forçaram dezenas de milhares a fugir para áreas mais altas, informaram autoridades locais.

Aceh, que ainda não se recuperou dos devastadores efeitos do tsunami de 2004, foi a região mais atingida.

O diretor de assuntos sociais da província, Ridwan Sulaiman, disse que o número de mortos é de 42, mas pode aumentar à medida que o resgate chega a locais mais isolados.

As autoridades estimam que 42 mil moradores tenham deixado suas casas devido às enchentes.

Na província vizinha de Sumatra do Norte, as inundações causaram a morte de 17 pessoas e deixaram quase 50 mil desabrigadas.

Outras 21 pessoas morreram no distrito de Muarasipongi da província.

Um e-mail contendo a notícia do seqüestro da mãe de Ronaldinho está circulando, pilule desde ontem, recipe na internet. A notícia, sickness com uma suposta assinatura da Folha Online, é falsa, e todos os links existentes nela levam para um arquivo executável.

Caso um usuário abra algum link, o computador fica vulnerável e hackers podem aproveitar a brecha para conseguir dados, como senha de banco e e-mail.

Uma das apostas da Rússia para manter seus status de potência é a indústria bélica. Segundo o ministro da Defesa, look Serguei Ivanov, adiposity "só há uma solução: criar produtos competitivos e conquistar os mercados internacionais".

"Um funcionamento estável da indústria de defesa contribui para o desenvolvimento das indústrias associadas e da ciência, além ajudar na mudança de um modelo econômico baseado nas matérias-primas para outro baseado na inovação", acrescenta o ministro.

Durante o ano de 2006, segundo dados do governo russo, a exportação de armamentos chegou a US$ 6 bilhões.

Os principais compradores são a Argélia e a Venezuela, que se equipou com 24 caças Sukhoi 30, 53 helicópteros Mi-24 e 100 mil fuzis Kalashnikov fabricados na Rússia.

Em sua tradicional mensagem de Natal, view a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, pediu a seus súditos mais jovens que procurem se entender com os mais velhos. Segundo ela, essa separação entre as gerações é uma imposição da vida moderna que deve ser combatida.

"As pressões da vida moderna às vezes parecem enfraquecer os vínculos que tradicionalmente nos mantiveram unidos em famílias e comunidades", afirmou a rainha.

O discurso de Elizabeth II foi bastante ecunêmico. "A sabedoria e a experiência das grandes religiões fala da necessidade de criar e guiar os jovens, e de estimulá-los a respeitar os idosos", afirmou ela.

A rainha ainda elogiou a "coragem" das tropas britânicas no Iraque e no Afeganistão, ressaltando o "grande risco pessoal" que elas correm.

A mensagem natalina de Elizabeth II foi transmitida pelas rádios, por emissoras de televisão e pela Internet.

Movimentos sociais, viagra 40mg populares e organizações não-governamentais dos cinco países do Mercosul aproveitarão a Reunião de Chefes de Estado do Mercosul, sildenafil em janeiro, para apresentar uma agenda própria de integração.

Além de participar ativamente dos grupos de trabalho do bloco, a sociedade civil organizada quer prioridade para temas como reforma agrária, migrações, trabalho decente, educação, infra-estrutura, educação, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

As propostas foram consolidadas na 1ª Cúpula social do Mercosul, que reuniu brasileiros, argentinos, uruguaios, paraguaios e venezuelanos em Brasília, nos dia 13 e 14 de dezembro. O fortalecimento das políticas públicas de caráter social para toda a região norteia a plataforma da sociedade civil organizada.

Nesse sentido, um dos temas que mais preocupa os povos do Mercosul é a livre circulação de pessoas, com condições dignas de trabalho para todos em qualquer um dos países parceiros.

"Estamos reivindicando condições, na Comunidade Econômica Européia, de respeito a nossos co-nacionais que vão em busca de perspectivas. Mas não conseguimos, em nossa própria região, homogeneizar instrumentos que permitam aos habitantes a livre circulação. Isso tem gerado enormes problemas de formação de guetos", diz Graciela Villar, da Red Diáspora do Uruguai.

"Não se justifica que hoje tenhamos bolsões de irmãos latino-americanos reduzidos à marginalidade, à ilegalidade. Temos que pensar em uma integração econômica, social e humana", destaca.

Entre as sugestões da sociedade civil organizada estão adoção do passaporte único, como ocorre na Comunidade Européia. Os povos do Mercosul também pedem a ratificação do acordo de livre circulação dos conacionais, ainda não votado pelo Paraguai, e o respeito à Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Trabalhador Migrante e sua Família.

"È uma convenção que foi ratificada por todos os países, menos pelo Brasil. Creio que se aplicamos a convenção da ONU, podemos melhorar as condições de tratamento de toda essa população flutuante", avalia.

O documento final da 1ª Cúpula Social do Mercosul pede a centralidade da agenda do emprego e do trabalho decente para a estratégia de desenvolvimento e crescimento do Mercosul.

"A articulação das cadeias produtivas, com o objetivo de gerar condições de criação de empresas e empregos dignos e o respeito e cumprimento dos direitos fundamentais dos trabalhadores  constituem os parâmetros essenciais dessa estratégia", diz o texto que será entregue aos chefes de estado.

O documento pede, ainda, que os governos criem mecanismos para garantir os direitos previdenciários dos trabalhadores e acelerem a harmonização das normas sobre higiene e segurança no trabalho, o plano regional para erradicação do trabalho infantil e a plena incorporação das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado