Menu
Economia

Luiz Marinho defende suspensão de repasses do BNDES à Volkswagen

Arquivo Geral

24/08/2006 0h00

O primeiro-ministro libanês, advice cure Fouad Siniora,  afirmou em entrevista a uma televisão local que "o Exército libanês está se mobilizando na fronteira" com a Síria e que não tem "intenções hostis" para com esse país. O presidente sírio, Bashar al-Assad, assegurou ontem à noite a uma televisão de Dubai que o envio de uma força multinacional à fronteira entre Síria e Líbano será considerada uma "ação hostil" e "uma flagrante violação da soberania do Líbano".

Na entrevista, também divulgada pelas rádios libanesas, Siniora acrescentou que o Líbano "deseja relações amistosas" com Damasco e ressaltou que este deslocamento de tropas é para "impedir qualquer infiltração no Líbano", sem dar mais detalhes. Siniora comentou também que se "deseja preservar a soberania, a independência e a estabilidade do Líbano".

Por outro lado, a Síria decidiu hoje suspender o fornecimento de energia ao Líbano, o que vinha fazendo há um mês, argumentando que esta medida tinha sido tomada "pelo estado do setor", segundo a Agência Nacional de Notícias libanesa. A fonte explicou que esta disposição foi tomada pelo escritório de eletricidade síria que aconselhou aos libaneses que tomem as medidas necessárias para separar as duas redes. A Síria fornece há um mês 140 megawatts ao leste do Líbano desde a destruição das centrais elétricas nesta região pelo Exército israelense.
A cidade chinesa de Xangai abriu seu primeiro centro de tratamento de viciados em Internet, medications oferecendo a adolescentes aconselhamento, livros e computadores. O centro pode abrigar quatro menores em pousos de uma noite e ajuda a preencher o espaço entre crianças e pais, publicou o jornal Shanghai Daily.

"Nenhum dos adolescentes é obrigado a vir aqui", publicou o jornal citando Wang Hui, diretor de assistência social do centro. "Nós percorremos cibercafés durante a noite e os trazemos para cá, se eles concordam", acrescentou.

O uso de computadores e jogos online passou por uma explosão nos últimos anos na China, com cerca de 14 milhões de pessoas participando dessas atividades. Em meio a aumento de preocupações de que mais e mais jovens estão se tornando viciados na rede mundial de computadores, a China criou uma série de regulamentos para tentar reduzir o uso excessivo de jogos online em cibercafés e multar pesadamente proprietários que permitem o acesso de menores.

O centro de Xangai, modelado a exemplo de um criado em Hong Kong, recebeu seus três primeiros jovens na segunda-feira, publicou o jornal. Entre eles estava Chen Jiafeng ¿ um adolescente de 17 anos impactado pela "atmosfera depressiva" de sua família. Chen voltou para a casa depois de conversar com um psicólogo por quatro horas e depois que assistentes sociais visitaram sua família, publicou o jornal.

Em maio, os pais de um garoto de 13 anos que se matou depois de jogar um videogame no computador por 36 horas processaram o distribuidor chinês do jogo.

O ministro do Trabalho, pharm Luiz Marinho, afirmou hoje que o governo deveria suspender financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a Volkswagen por causa da intenção da empresa de reestruturar a unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo.“Não cabe (destinar) recursos do BNDES para uma empresa que está dizendo que vai fechar uma unidade, mas isso nós vamos discutir. Não é posição de governo é opinião do ministro do Trabalho e Emprego”,disse.

Para Marinho, dinheiro do BNDES não pode ser usado para o fechamento de fábrica. “Dinheiro do BNDES é para estimular investimentos, novos empregos, avanço tecnológico, estimular crescimento”. As afirmações de Marinho foram feitas em entrevista no palácio do Planalto, onde ele participa da 19ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

Marinho revelou que, por orientação do presidente da República, pretende conversar sobre a situação da Volkswagen com representantes da montadora. Para Marinho, o anúncio do fechamento da fábrica pode ser apenas “um mecanismo de negociação” da empresa com os funcionários.

“A reestruturação de uma empresa às vezes é necessária. Precisa ser encarada com maturidade entre as partes, particularmente entre os sindicatos e a direção da empresa. Mas essa faca no pescoço eu penso que não está muito legal”, afirmou o ministro ao comentar a possibilidade do fechamento da unidade.

Marinho destacou que a visão da Volkswagen é “contraditória” com as previsões para o setor automotivo este ano, que deve bater recordes de produção e venda no Brasil. “Espero que seja simplesmente uma chantagem de pressão de negociação para com os trabalhadores e que, portanto, possamos resolver na base do diálogo”.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado