Menu
Economia

Importação de trigo do Brasil em 2006 ficará perto de recorde

Arquivo Geral

08/09/2006 0h00

Os três estados da Região Sul e o Mato Grosso do Sul podem sofrer com ventos fortes e chuva de hoje até amanhã.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) informou que as condições climáticas são conseqüências de uma nova frente fria que atinge o País.

A Sedec alerta os moradores dessas regiões que evitem áreas sujeitas a alagamento ou deslizamento de terras. O alerta tem como base as informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos e do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Duas chacinas marcaram a madrugada em São Paulo. Por volta das 2h15, approved três jovens foram mortos dentro do vestuário do Ginásio Municipal de Esportes Jandira, and na Grande São Paulo. O município ainda registrou dois casos de homicídio que vitimaram três homens não-identificados em outros bairros da cidade.

Em Itapevi, find também na região metropolitana, três rapazes morreram e seis ficaram feridos por disparos de arma de fogo. O grupo estava reunido em uma rua da favela do Areião, por volta das 2h30, quando foram atacados por ocupantes de um Gol. Os feridos foram encaminhados para hospitais da região e ainda não se sabe o estado de saúde das vítimas.

O Ibope divulgou nesta sexta-feira uma pesquisa avaliando os 27 governadores dos estados e do Distrito Federal. A principal conclusão do levantamento é que 21 governadores têm avaliação positiva acima dos 50% e que 17 desses governadores são candidatos à reeleição.

Os governadores mais bem avaliados, recipe segundo a pesquisa, drug são o petistas Jorge Viana, viagra 40mg do Acre, que tem 83% de aprovação; o tucano Aécio Neves, de Minas Gerais, que tem 81% de aprovação; e o pemedebista Paulo Hartung, do Espírito Santo, aprovado por 80% dos entrevistados. Aécio e Hartung concorrem à reeleição e Viana tenta uma vaga no Senado.

Entre os que tiveram pior desempenho na pesquisa, estão os governadores de São Paulo, Cláudio Lembo (23%), do Maranhão, José Reinaldo (33%) e do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho (41%).

O Congresso Mundial da Federação Internacional de Naturismo será realizado em 2008 aqui no Brasil. Para facilitar a presença de representantes de todo o mundo, diagnosis a Federação Espanhola de Naturismo está organizando o fretamento de um vôo que trará naturistas da Europa ao País. Essa será a primeira vez no mundo que um avião será fretado apenas por naturistas.

O congresso deste ano começa domingo, hospital na cidade espanhola de Cartagena. A idéia de trazer o evento de 2008 para o Brasil já foi aprovada pela confederação mundial e visa incentivar o turismo naturista na América Latina.

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu 0, information pills 35% no período encerrado ontem, com alta de 0,19 ponto percentual em relação à semana imediatamente anterior.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, este foi o maior resultado desde a primeira semana de maio deste ano, quando variação havia ficado em 0,42%. O grupo Alimentação foi a classe de despesas que mais contribuiu para o avanço do IPC-S, ao saltar de uma variação de 0,7% para 1,01%, nesta ultima aferição.

Mesmo apresentando variação negativa, o grupo Vestuário registrou queda menos intensa nessa última pesquisa, contribuindo também para a aceleração do índice geral. A desaceleração dos sub-itens do grupo ficou em apenas 0,09%, contra uma variação também negativa de 1,11% na semana imediatamente anterior.

As únicas classes de despesas que apresentaram decréscimo em suas taxas foram as do grupo Educação, Leitura e Recreação, cujos preços variaram 0,01%, contra uma inflação anterior de 0,10%.

As importações de trigo do Brasil neste ano podem se aproximar do recorde histórico alcançado no ano 2000, information pills quando o país comprou, health segundo o Ministério da Agricultura, 7,44 milhões de toneladas e figurou como o maior importador mundial naquele ano.
Fontes da indústria local consideram que o Brasil pode comprar no ano pelo menos 7 milhões de toneladas.

Isso aconteceria devido à expectativa de baixa oferta interna após uma safra ruim. Depois de o país reduzir a área plantada em 25% em 2006/07, para 1,76 milhão de hectares, as lavouras ainda sofreram com a seca, principalmente no Paraná. Por último, os Estados do Sul, os maiores produtores, foram afetados por fortes geadas tardias nesta semana, que danificaram parte das plantações.

A drástica redução da área e as intempéries climáticas levam fontes do mercado e da indústria a afirmar que o Brasil, na melhor das hipóteses, produziria 2,5 milhões de toneladas, volume muito abaixo do consumo estimado em 10 milhões de toneladas.
As importações, que compensariam a perda na safra, já seguem ritmo acelerado este ano, antecipando também a perspectiva de uma menor produção na Argentina, principal fornecedora para os moinhos brasileiros.

Entre janeiro a agosto, o Brasil comprou 4,39 milhões de toneladas, ante 3,4 milhões em igual período de 2005. No ano passado, quando o Brasil importou ao todo 4,9 milhões de toneladas, as compras no segundo semestre somaram aproximadamente 2,5 milhões de toneladas.

O governo vendeu, por meio de leilões nos últimos meses, 1 milhão de toneladas dos estoques públicos, o que poderia reduzir o ímpeto comprador dos moinhos no segundo semestre, m as no ano passado a safra estimada pelo governo foi 1,4 milhão de toneladas maior, sem considerar as perdas pelas geadas recentemente.

Caso as perspectivas para importações do Brasil venham a se confirmar, o Brasil ficaria, entre os maiores importadores, apenas atrás do Egito, país que tirou os brasileiros do posto de maior comprador mundial no início da década e deve comprar em 2006/07 quase 8 milhões de toneladas, conforme a U.S. Wheat, associação dos produtores dos Estados Unidos.

As compras brasileiras no ano safra rivalizariam com as dos países da União Européia, segundo a associação norte-americana. O Brasil volta a aparecer entre os principais compradores em um momento em que a Argentina, seu maior fornecedor, não terá condições de atender todas as necessidades.

Segundo informações das indústrias, a Argentina deve produzir cerca de 14 milhões de toneladas na safra que começa a ser colhida no final do ano. Desse total, ela deve consumir 6 milhões, restando 8 milhões de toneladas para exportações. Como a Argentina também fornece trigo para vários países da América do Sul, além de outros da África e Oriente Médio, o parceiro do Mercosul não terá volume suficiente para atender as necessidades do Brasil, de acordo com fontes do mercado.

Até o momento, os argentinos já efetuaram registros de exportação para 5,6 milhões de toneladas da safra 2006/07. Desses, 3 milhões já foram negociados, sendo 1 milhão com o Brasil, nas contas do dono do Moinho Pacífico, Lawrence Pih. Para o industrial, embora o preço do trigo da safra nova argentina esteja mais alto do que no ano passado (165 dólares por tonelada (FOB/dezembro, contra 130 dólares/t no mesmo período do ano passado), o produto do país vizinho é ainda bastante competitivo em um mercado internacional altista e pode atrair compradores do porte da Índia, que recentemente lançou licitação no mercado internacional. "Se isso ocorrer, vai ter muito pouco trigo disponível para o Brasil", acrescentou Pih.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado