Menu
Economia

IBICT, CNPq e RNP formam rede de apoio a instituições para a criação de repositórios de dados de pesquisa

Para a condução da parceria, CNPq, Ibict e RNP celebraram um Acordo de Cooperação com ações relacionadas à construção de uma federação nacional de repositórios de dados de pesquisa

Redação Jornal de Brasília

16/07/2021 9h32

Foto: Reprodução

Instituições brasileiras de ensino e pesquisa no país que estejam buscando suporte na capacitação para a criação de repositórios de dados de pesquisa podem participar da “Chamada Aberta: Incubação de Repositórios de Dados de Pesquisa”. A iniciativa é conduzida a partir de parceria entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Para a condução da parceria, CNPq, Ibict e RNP celebraram um Acordo de Cooperação com ações relacionadas à construção de uma federação nacional de repositórios de dados de pesquisa. A iniciativa surge a partir da cooperação previamente existente e do trabalho realizado pelas instituições no âmbito do compromisso 3 do 4º Plano de Ação Nacional para Governo Aberto, que teve como objetivo estabelecer mecanismos de governança de dados científicos para o avanço da Ciência Aberta no Brasil.

Em linhas gerais, o objetivo do acordo é a união de esforços para estruturar uma federação nacional de repositórios de dados de pesquisa e, ao mesmo tempo, identificar e estruturar workflows para a criação e a manutenção de repositórios de dados de pesquisa. O acordo prevê ainda capacitação e transferência de conhecimento sobre as infraestruturas tecnológicas e informacionais para o suporte à criação de repositórios de dados de pesquisa, identificação de potenciais serviços de apoio e de valor agregado para auxiliar as instituições de pesquisa brasileiras a criarem e manterem repositórios de dados de pesquisa.

Além de trazer diversos benefícios ao processo de comunicação científica, como maior celeridade, confiabilidade e redução de custos, os dados depositados em repositórios são citáveis, configurando-se então como produções científicas legítimas e reconhecidas. Assim, eles contribuem para o aumento da visibilidade da produção científica nacional. Repositórios de dados de pesquisa são, como os demais repositórios, uma base de dados digital voltada para suprir a necessidade de armazenar, organizar e disponibilizar objetos digitais. Nesse caso, eles abrigam os dados coletados durante uma pesquisa científica.

As instituições interessadas têm até o dia 01 de agosto para a submissão de propostas. Para participar da chamada, os pesquisadores da instituição interessada podem acessar os seguintes documentos:

Formulário de submissão de proposta: Clique para abrir (redirecionamento para um formulário da plataforma Microsoft Forms).

Guia do formulário de submissão de proposta: Clique para abrir (redirecionamento para a página da RNP).

Edital: Clique para abrir (redirecionamento para a página da RNP).

Sobre o IBICT

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realiza estudos no campo da ciência da informação e temas relacionados. Também oferece diversos serviços em tecnologia da informação à sociedade, além de incentivar e promover a produção científica brasileira.

Nos últimos anos, o Ibict tem atuado no suporte à criação de repositórios de dados e de publicações, bem como de revistas científicas, o que vem ocorrendo por meio de capacitações técnicas, adaptação e difusão de diretrizes. O Ibict é responsável pelo desenvolvimento e coordenação da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (OasisBr).

Vantagens do repositório de dados

  • Uma pesquisa sobre determinado tema pode ter continuidade, pois pode partir de um ponto de uma pesquisa já existente para a evolução do conhecimento
  • Economia de recursos
  • O repositório vai ser uma base de dados e o edital serve para que universidades e instituições de ensino superior possam instalar em suas unidades seus próprios repositórios de dados
  • A partir desse momento em que se disponibilizam esses documentos , o país fortalece a ciência e as pesquisas científicas
  • Com a Covid-19, muitas empresas de artigos, muitos editores científicos abriram suas revistas e artigos por causa da doença. Em muitos casos, as vacinas, as pesquisas e os tratamentos foram evoluindo com base em experiências que foram abertas pelo princípio da Ciência Aberta. Então, a Covid-19 proporcionou isso, a integração e circulação e um conhecimento, que antes era pago, e passou a ser gratuito, por causa da celeridade que a doença exigia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado