Menu
Economia

Hélio Laniado explica o que Faz uma Assessoria Financeira!

Jornal de Brasília

01/06/2021 14h09

Quando falamos em financeiro, tanto as pessoas quanto as empresas sabem bem que o assunto é de vital importância e, geralmente, possuem sérios problemas para cuidar destas finanças.

É neste momento que entra em ação um importante serviço de assessoria financeira. Você sabe bem o que faz uma assessoria financeira?

Por esclarecer todas as dúvidas sobre assessoria financeira convidamos o renomado assessor financeiro Hélio Laniado para nos explicar os principais pontos sobre o assunto.

Por certo, este tipo de serviço não é tão comum como o de contratarmos um arquiteto, para projetar nossos móveis, ou um técnico em informática para verificar as configurações de nossos computadores, sejam pessoais ou empresariais.

No entanto, se procurar um assessor financeiro fosse tão corriqueiro quanto a contratação dos profissionais exemplificados acima, muito provavelmente pessoas físicas e jurídicas não teriam que passar por tantos problemas por conta de equívocos em suas próprias decisões em relação às suas finanças.

Segundo Hélio Laniado, seja para organizar estas finanças pessoais e organizacionais, para investir no mercado financeiro ou simplesmente controlar melhor os gastos, os serviços de uma assessoria financeira podem com certeza fazer toda a diferença nos resultados financeiros de uma pessoa ou empresa, projetando-se melhor o futuro destes.

O principal objetivo desse artigo é exatamente o de mostrar o que faz uma assessoria financeira, em quais mercados ela pode estar atuando e quais os principais motivos para se contratá-la. Acompanhe.

O que é uma Assessoria Financeira, Afinal?

Buscando uma definição rápida e resumida, a assessoria financeira é um tipo de serviço específico prestado por empresas ou profissionais especializados a pessoas físicas ou jurídicas e que tem por finalidade ajudá-las a tomar decisões de cunho estritamente financeiro.

Claro que só por esta definição não é possível se perceber a amplitude que um serviço de assessoria financeira verdadeiramente pode fazer por você, empresa ou pessoa física.

No dia a dia, todos tomamos diversas decisões, sejam a curto, médio e longo prazos e uma destas decisões fatalmente envolve o seu dinheiro, o quanto precisa se organizar para pagar contas, aplicar no mercado financeiro, investir em ativos e, em suma, fazer o seu dinheiro “engordar”.

Dessa forma, a assessoria financeira será responsável por lhe auxiliar desde aquela empresa que quer saber como reduzir da melhor forma possível seus custos, aumentando os lucros, até aquelas pessoas que desejam simplesmente sair do vermelho em suas contas pessoais e começar a investir seus recursos.

Os Mercados de Trabalho Onde Atua um Assessor Financeiro

Já deu para entender que uma assessoria financeira tem como principal função auxiliar financeiramente pessoas físicas e jurídicas, e aqui estamos nos referindo tanto ao controle sobre contas a pagar e receber, como o importante auxílio na busca do melhor equilíbrio dos gastos.

Deste modo, fica fácil entender também que este assessor financeiro irá trabalhar em empresas, atuando diretamente em toda a gestão de risco, como no planejamento financeiro e inclusive na reestruturação de todo o fluxo de caixa.

No caso de pessoas físicas, ele estará atuando em toda a organização das finanças pessoais, recuperação financeira (no caso de endividamento, muito comum para pessoas e até famílias) e também em questões de investimento no mercado financeiro, fazendo o seu dinheiro render mais.

De acordo com Hélio Laniado um assessor financeiro pode auxiliar inclusive na aquisição de patrimônios (bens e imóveis, por exemplo), agindo para estruturar adequadamente o planejamento financeiro para que estas aquisições possam ser possíveis.

Quais Seriam as Principais Funções de uma Assessoria Financeira?

Até aqui, você já sabe bem o que um assessor financeiro poderá fazer por você e/ou sua empresa, bem como em quais mercados ele atua. Mas quais seriam suas principais atribuições, na prática?

Para contratar um serviço de assessoria financeira é necessário, claro, que se conheça muito bem o que este tipo de empresa ou profissional fará e como ele atuará para alavancar suas finanças. Nada mais justo do que isso.

Esta atuação pode variar dependendo do tipo de conta em que este profissional estará assessorando, bem como do principal intuito de sua assessoria. Mas, no geral, suas principais atribuições seriam:

·         Atuar diretamente na manutenção das contas a pagar e receber da empresa;

·         Gerenciamento (emissão e lançamentos) de notas fiscais da empresa;

·         Cálculo de impostos, tanto de pessoas físicas como jurídicas;

·         Planejamento financeiro,tanto de pessoas físicas como jurídicas;

·         Recuperação financeira (endividamentos), tanto de pessoas físicas como jurídicas;

·         Atuaria diretamente na tomada de decisões financeiras junto aos seus clientes, para indicar os melhores caminhos;

·         Auxílio direto na aquisição de patrimônios pessoais (bens e imóveis), agindo diretamente no planejamento financeiro;

·         Auxílio na composição das carteiras de investimentos, indicando as melhores aplicações do mercado financeiro para uma melhor rentabilidade (crescimento patrimonial).

Quais as Vantagens de se Contratar uma Assessoria Financeira?

Hélio Laniado explica  que o serviço de assessoria financeira irá trazer reflexos positivos diretos para a saúde financeira da empresa e de pessoas físicas, principalmente em situações de crise econômica, por exemplo. Abaixo, relacionamos alguns dos destes principais reflexos positivos:

·         Maior lucratividade, tanto para empresas como para pessoas físicas, que terão um melhor controle de suas finanças;

·         Maior domínio e conhecimento sobre as finanças (pessoais e empresariais);

·         Visão imparcial e qualificada, onde o assessor irá conseguir visualizar os pontos críticos com mais clareza, o que nem sempre acontece quando lidamos com a situação no dia a dia;

·         Desenvolvimento de diagnósticos e indicação do melhor plano de ação.

Conclusivamente, percebe-se, pelo que foi dito até aqui, que uma assessoria financeira vai sim conseguir lhe auxiliar em diversos âmbitos de sua vida financeira. No entanto, você precisa contar com a empresa ou o profissional certo, para que estes objetivos possam ser alcançados.

Este profissional precisa ser reconhecido no mercado em que atua e altamente capacitado. Um bom exemplo, deste profissional, é o Hélio Laniado, que trabalha como assessor financeiro desde 1997, o que lhe proporciona conhecimentos sólidos sobre o assunto.

Atuou e atua auxiliando empresas e pessoas físicas em seus planejamentos financeiros, em projetos de médio e longo prazos, conhece muito do mercado de investimentos e é especialista em gestão de crises.

Quem é Hélio Laniado?

Resumidamente falando, Helio Laniado atua neste mercado financeiro desde 1988 e logo quando foi lançado o Plano Collor, em 1990, Laniado estava se formando na 1ª turma do curso de Bolsa Flutuante da ANBIMA.

Só que, bem antes disso, ele já era membro da ativa diretoria de trading, na época por meio do Citibank. Isto tudo lhe conferiu vasta experiência e visão de mercado.

Como se não bastasse, Hélio Laniado auxiliou diversos bancos estrangeiros também na década de 90 a instalarem seus próprios escritórios de representação aqui no Brasil, beneficiando e muito o mercado financeiro nacional.

Trabalhando efetivamente desde 1997 como assessor financeiro, Laniado logrou sólidas experiências neste mercado, atuando principalmente em projetos tanto de médio como de longo prazos e devido mesmo a esta sua notória experiência, criou e ainda cria importantes modelos financeiros.

Nada como ter e poder contar com o profissional certo para cuidar de suas finanças. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado