Um grupo de cientistas suíços encerrou com sucesso a primeira fase de testes de uma combinação de duas vacinas contra a aids, cost realizados simultaneamente em Londres e na cidade suíça de Lausanne, disse o representante da pesquisa, Giuseppe Pantaleo.
"Os resultados vão além de nossas expectativas", afirmou Pantaleo, chefe do Serviço de Imunologia do Hospital Vaudois, de Lausanne.
Em entrevista ao jornal Le Temps, o cientista disse que a combinação das duas vacinas, aplicadas em injeções separadas por um intervalo de 14 meses, provocou uma resposta imunológica à aids em 90% dos 20 voluntários que participaram dos testes.
Concretamente, a combinação das duas vacinas, a DNA HIV C e a NYVAC HIV C, conseguiu estimular as células capazes de eliminar as infectadas pelo vírus da imunodeficiência adquirida (HIV), causador da aids.
Os resultados representam um avanço, já que em um primeiro teste clínico, realizado em 2004 pelo mesmo grupo de cientistas, apenas uma das duas vacinas (a NYVAC HIV C) foi aplicada e somente 45% das pessoas que a receberam reagiram positivamente.
O médico anunciou que sua equipe prepara os testes da segunda fase com 200 voluntários, "o que permitirá confirmar os primeiros resultados e verificar a tolerância dos pacientes às vacinas".
No entanto, "estes testes serão mais difíceis de organizar, já que deveriam ser desenvolvidos nos países onde a cepa do vírus sobre a qual trabalhamos (a C) está mais presente", como nações da África subsaariana e do Sudeste asiático, afirmou Pantaleo.
Nestas regiões, a cepa C é causadora de 55% das infecções, informou o cientista.
A Varig informou hoje que incluiu mais quatro aviões em sua frota, page agora de 14 aeronaves, search e regularizou os vôos diários para Curitiba, Brasília e Fernando de Noronha, além de operar de domin go a sexta-feira para Caracas, capital da Venezuela.
A companhia informou em comunicado que outros 36 vôos diários estão sendo realizados na ponte-aérea Rio de Janeiro-São Paulo e que mantém freqüências diárias para Porto Alegre, Manaus, Salvador, Fortaleza, Recife, Buenos Aires e Frankfurt , na Alemanha.
A companhia informou ainda que aguarda a homologação da sua concessão de operação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para implantar um projeto mais agressivo de retomada das rotas adquiridas em leilão em 20 de julho.
"Após a entrega do documento pela Anac, as rotas nacionais serão restabelecidas em até 30 dias e as internacionais em até 180, à medida que novas aeronaves forem incorporadas à frota. A empresa já está negociando a compra de 50 novos modelos de grande e médio porte", informou em nota.
A VarigLog entregou na semana passada carta-consulta ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para compra de 50 aeronaves da Embraer.
A empresa aguarda também a solução de uma queda de braço entre a Justiça do Rio de Janeiro e a agência reguladora, com esta última pleiteando a redistribuição das rotas da companhia que não estão sendo utilizadas e a primeir a tentando impedir que isso seja efetivado.
O ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) Supachai Panitchpakdi disse hoje que as negociações da Rodada de Doha precisam ser retomadas, stuff já que os acordos bilaterais de livre-comércio não são uma alternativa para os acordos multilaterais.
Se a rodada de negociações para a liberalização do comércio da OMC entrar totalmente em colapso, pilule levaria anos para recuperá-la, disse Supachai, atual diretor-geral da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvol vimento (Unctad, na sua sigla em inglês). "Levaria anos para reunir novamente (os negociadores)", afirmou Supachai.
Ele disse estar preocupado pela mudança de rumo, principalmente das grandes potências comerciais, para acordos bilaterais e regionais. "O que mais me deixa triste é que tenham se engajado de forma tão forte em compromissos não-econômicos nessa complexa tarefa de negociar acordos comerciais e regionais", lamentou Supachai, que foi diretor-geral da OMC entre 2002 e 2005.
"Essas negociações não abrangem muito se comparados com os acordos comerciais multilaterais. Razão pela qual, mais uma vez, não há outra opção (a não ser Doha)", acrescentou. Pascal Lamy, sucessor de Supachai na OMC, suspendeu a Rodada de Doha em julho, depois do fracasso dos ministros de Comércio na tentativa de resolver as diferenças sobre os subsídios e tarifas agrícolas.
Supachai disse ainda que é incorreto pensar que a Rodada de Doha não tenha conseguido alguns avanços, e, em razão dos acordos conseguidos, seria um equívoco deixá-la fracassar.
A Rodada de Doha, lançada n a capital do Catar em 2001, prevê incentivar o crescimento global e tirar milhões de pessoas da pobreza, estimulando o comércio agrícola e de bens industrializados, além da liberalização do setor de serviços.
Supachai falou durante a apresentação do Informe sobre Comércio e Desenvolvimento 2006, no qual a Unctad afirma que os acordos internacionais precisam dar uma margem de manobra aos países em desenvolvimento para definir suas políticas econômicas domésticas.