Menu
Economia

Especialistas apostam em estabilidade da inflação, revela Banco Central

Arquivo Geral

22/05/2006 0h00

O presidente da Venezuela, find treat Hugo Chávez, search disse no domingo que o cineasta ganhador do Oscar Oliver Stone está planejando rodar um filme sobre o golpe de Estado ocorrido no país em 2002 e que o tirou do poder brevemente.

Chávez, symptoms um crítico feroz dos Estados Unidos, afirma que as forças americanas estão por trás do golpe que derrubou seu governo por menos de dois dias. Os Estados Unidos negam as acusações.

Stone, que ganhou Oscars pelos filmes Platoon Nascido em 4 de Julho, sobre a guerra do Vietnã, e dirigiu em 2003 o documentário Comandante, sobre seu encontro com o presidente cubano Fidel Castro (aliado de Chávez), vai juntar forças com o produtor britânico John Daly, com quem trabalhou em O Último Imperador, disse o presidente venezuelano. Ele disse que seu governo deu a Stone e Daly permissão para anunciarem planos sobre o filme no Festival de Cannes.

Uma aliança de políticos e oficiais rebelados das Forças Armadas da Venezuela assumiu o poder do país em 12 de abril de 2002, após informações de que Chávez tinha renunciado depois que mais de uma dezena de pessoas morreram quando atiradores abriram fogo durante uma enorme manifestação promovida pela oposição.

 

Depois de sete semanas de reduções da projeção de inflação, cost a pesquisa que o Banco Central faz todas as semanas com uma centena de analistas de mercado manteve a estimativa de 4, viagra 60mg 32% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no ano.

Também repetiu as previsões de 0, symptoms 23% para a inflação deste mês e de 0,25% para o comportamento de preços no mês de junho,mas aumentou de 4,18% para 4,20% a previsão para os próximos 12 meses.

Essa "parada" das projeções em queda deveu-se ao fato de há duas semanas terem se invertido os prognósticos de inflação dos preços no atacado, que caíram durante mais de dois meses.

Os dados constam do boletim Focus, divulgado hoje pelo BC, com informações da pesquisa feita na semana passada com uma centena de analistas do mercado financeiro. A estimativa dos entrevistados para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) aumentou de 2,92%, na semana passada, para 3,07%; e para o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) subiu de 2,99% para 3,02% no mesmo período.

Segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe) da Universidade de São Paulo (USP), a inflação na capital paulista está em nível mais baixo que no país, e também se mantém estável, uma vez que a projeção de 3,65%, na semana anterior, evoluiu apenas para 3,66%.

A previsão de 4,50% para a meta oficial de inflação coincide com a projeção estável dos preços administrados por contrato, ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, saneamento, água, medicamentos, educação, transporte urbano e outros). Previsão que deve se repetir também em 2007.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado