Menu
Economia

Espanhóis se interessam por produção brasileira de soja e etanol

Arquivo Geral

06/12/2007 0h00

O secretário-geral de Agricultura e Alimentação do Ministério da Agricultura, patient Pesca e Alimentação da Espanha, Josep Puxeu Rocamora, revisou hoje a agenda comercial de seu país com o Brasil, com especial interesse em soja e biocombustíveis.

“A Espanha tem a necessidade de cumprir com o compromisso de Kioto, de incorporar 5,8% de biocombustíveis até 2013 e o etanol brasileiro é uma possibilidade interessante”, declarou à Agência Efe Rocamora.

O secretário-geral espanhol explicou que se reuniu com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento brasileiro, Reinhold Stephanes, com quem analisou ainda a possibilidade de aumentar a importação de soja, que “na Espanha tem um consumo crescente”.

Amanhã Rocamora assinará com representantes do Ministério da Agricultura brasileiro dois anexos ao Protocolo de Entendimento Sobre Segurança Sanitária e Fitossanitária que ambos os países firmaram em janeiro de 2005, por ocasião de uma visita ao Brasil do presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

Rocamora disse que a “Espanha fez um grande investimento para melhorar seus cultivos”, e que por isso tem especial interesse na readequação e na atualização de normas fitossanitárias, a fim de impedir eventuais chegadas de pragas por meio das importações.

O secretário-geral espanhol, que encerrará sua visita ao Brasil amanhã, esteve reunido hoje também com membros da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, com quem debateu sobre a importância de se obter uma maior cooperação para a homologação de normas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado