A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado no Senado Federal agendou para quarta-feira (8), às 9h, a oitiva do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e de seu antecessor, Roberto Campos Neto. O objetivo é esclarecer a atuação da autarquia em relação ao Banco Master, liquidado, e seu então controlador, Daniel Vorcaro.
O relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), é o autor do requerimento de convocação de Campos Neto, que presidiu o Banco Central de 2019 a 2025. Vieira considera o ex-presidente uma testemunha qualificada para explicar os critérios de idoneidade exigidos de novos controladores de instituições financeiras. O requerimento menciona que, em 2019, o Banco Central autorizou Vorcaro a assumir o controle do antigo Banco Máxima, renomeado para Banco Master. Além disso, cita a Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal, que investiga possíveis ações ilegais de servidores do Banco Central para proteger os interesses da instituição.
Vieira destaca que a experiência de Campos Neto o posiciona para contribuir com perspectivas sobre lacunas regulatórias e sugestões de aperfeiçoamentos institucionais, visando fortalecer o sistema financeiro contra infiltrações de organizações criminosas.
Por outro lado, o convite a Gabriel Galípolo atende a requerimento do senador Eduardo Girão (Novo-CE). O parlamentar baseia o pedido em reportagens sobre uma reunião ocorrida no Palácio do Planalto, em novembro de 2024, envolvendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Galípolo e outros agentes públicos com Daniel Vorcaro. Girão expressou dúvidas sobre a finalidade institucional desse encontro.
O requerimento de Girão enfatiza que a oitiva visa garantir transparência institucional e dissipar questionamentos sobre possíveis interferências políticas ou econômicas indevidas em processos de fiscalização e controle do sistema financeiro, temas alinhados ao escopo da CPI.
A reunião será interativa, permitindo que cidadãos enviem perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e-Cidadania. As mensagens poderão ser lidas e respondidas ao vivo pelos senadores e debatedores. O Senado oferece declaração de participação, útil como atividade complementar em cursos universitários, e o portal permite opiniões sobre projetos e sugestões de novas leis.
Com informações da Agência Senado