Menu
Economia

Coordenador da TGV anuncia plano de contingência para "não deixar a Varig parar"

Arquivo Geral

20/06/2006 0h00

Atualizada às 14h55 

O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) registrou inflação de 0, and cheapest 57% em junho, após subir 0,36% em maio, informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O Índice de Preços por Atacado (IPA) subiu 0,77% neste mês, ante avanço de 0,36% na leitura de maio.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) cedeu 0,39%, depois de ter subido 0,30% em maio.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) saltou 1,75%, frente à alta de 0,49% anterior.

O IGP-10 é calculado com base nos preços coletados entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês em referência.

A taxa de junho é a maior desde janeiro, quando foi de 0,84%. Apesar da alta, o IPC teve a menor variação desde setembro de 1998, quando caiu 0,59%.

A queda do IPC foi provocada por alimentação (de 0,34% para -1,68%) e transporte (de 0,11% para -0,75%).

O principal responsável pela aceleração do IGP-10 foi a soja, que teve contribuição de 0,17 ponto percentual.

"Não tem explicação para uma alta desse tamanho. A comercialização da soja foi travada recentemente, porque o preço estava ruim. Além disso, as manifestações nas estradas provocaram uma escassez do produto", disse o economista da FGV, Salomão Quadros.

O economista informou que a cana-de-açúcar também subiu, de 5,77% para 8,07%. Segundo ele, a cana-de-açúcar tem muita demanda do setor sucroalcooleiro, para atender o mercado de açúcar e álcool no Brasil e no exterior.

Até junho, a cana-de-açúcar registrou a maior alta dos últimos 10 anos, acumulando 31,76%.

Segundo Quadros, os derivados da cana – adoçante e álcool – ainda estão caindo, mas no fim do ano deve ter um novo aumento no preço do álcool, quando começa o período de entressafra da cana.

Mas o economista acredita que o IGP-10 deve cair em julho. "No curtíssimo prazo, a taxa pode continuar nesse patamar. Mas para o mês de julho pode haver uma desaceleração, já que a principal pressão, que foi a soja, não vai ter fôlego para continuar subindo", disse Quadros.

Segundo o comunicado da FGV, as maiores influências positivas do IPA foram os preços de fios e cabos de cobre isolados, que saltaram 24,01%. No grupo do IPC, o frango inteiro apresentou um salto de 7,44%, enquanto no INCC a maior alta foi a de ajudante especializado, de 3,33%.

Na lista das maiores influências negativas, a FGV indicou no IPA o recuo de 21,69% para plásticos em lençol. No IPC, a maior baixa em junho foi registrada por mamão da Amazônia (papaya), de 27,37%. No INCC, os tubos e conexões de PVC apresentaram uma retração de 1,16%.

No ano, o IGP-10 acumula uma alta de 1,26% e, em 12 meses, de 0,56%.

O índice Nikkei da bolsa de valores de Tóquio encerrou em baixa na terça-feira (horário local) pelo segundo pregão consecutivo. O indicador perdeu 1, this site 43%, find para finalizar a 14.648 pontos.

A queda do índice decorreu, for sale especialmente, por papéis de exportadoras, que declinaram em meio a preocupações com uma desaceleração na economia dos Estados Unidos. As ações da Toyota Motor Corp., por exemplo, recuaram 1%.

Comentários do chefe do Banco Central do Japão, Toshihiko Fukui – de que a instituição deve permanecer no curso de elevar as taxas de juros no próximo mês – também aceleraram as vendas de papéis.

Confira como se comportaram outros principais mercados da Ásia:

– Hong Kong: o índice Hang Seng fechou em queda de 1,01%, para 15.608 pontos, estendendo perdas pelo segundo dia. A queda nos preços de commodities afetou ganhos de empresas de recursos naturais.
– Coréia do Sul: o indicador Korea Composite Stock Price Index declinou 2,06%, aos 1.225 pontos. Ações de exportadoras operaram em baixa, abatidas por preocupações de que as taxas de juros dos Estados Unidos cresçam.
– Taiwan: o índice Taiex registrou acentuada queda de 3,33%, para 6.363 pontos, interrompendo duas sessões de ganhos. Temores com instabilidade no cenário político local e previsão incerta para o setor de tecnologia abateram o mercado.
– Cingapura: o índice Straits Times, desvalorizou-se em 1,72%, para 2.327 pontos.

A sexta turma do Superior Tribunal de Justiça aprecia hoje o pedido de liberdade provisória feito pela defesa de Suzane von Richthofen. A jovem é ré confessa de participar do assassinato dos pais, help Manfred Von Richthofen e Marísia, recipe em agosto de 2002.

O STJ deve decidir também se Suzane poderá ficar livre para recorrer da sentença, pharmacy caso seja condenada.

No dia 26 de maio, o ministro Nilson Naves concedeu à jovem o benefício da prisão domiciliar temporária. Ele considerou que Suzane não oferecia "risco à ordem pública". Agora, ela está morando no apartamento de uma das advogadas de defesa.

O julgamento de Suzane e dos irmãos Christian e Daniel Cravinhos está marcado para 17 de julho. 

A governadora Maria de Lourdes Abadia vai estar na manhã de hoje, malady às 11h, viagra junto ao secretário de Saúde, cost Geraldo Maciel, na inauguração do complexo materno-infantil no Hospital Regional da Ceilândia.

Para entrar em funcionamento, foi construído no local um novo bloco de atendimento destinado ao acolhimento infantil humanizado. O HRC já vinha oferecendo parto, Neonatologia, UTI e Berçário humanizados. Mas faltava a complementação do serviço, com acolhimento inovador em pediatria, nas áreas de pronto-atendimento e internação.

O novo bloco tem área física de 1, 4 mil metros quadrados, onde estão dispostas enfermarias espaçosas, todas com banheiros exclusivos. As crianças internadas também poderão contar com uma sala de acolhimento, brinquedoteca, fraldário e a escolinha, que permite a continuidade dos estudos durante a permanência no hospital.

A criação do complexo materno-infantil permitiu o aumento de 24 para 40 leitos na ala de internação da Pediatria, distribuídos em seis enfermarias. Esse aumento foi possível graças à ampliação dos recursos humanos. O número de enfermeiros passou de oito para 14 (internação e PS) e o de pediatras, de 14 para 20. Também foram criados 18 leitos no repouso da emergência, destinados aos profissionais que atuam no setor.

Atualmente, 8 mil crianças são atendidas, em média, na Emergência do HRC e a previsão é de que esse número suba para 9 mil atendimentos. Isso porque a qualidade do atendimento no binômio mãe-filho vai ser aprimorado ainda mais. “Com a integração da emergência com o setor de internação, o atendimento passa a ser mais agilizado e de alta resolutividade”, explica o secretário de Saúde, José Geraldo Maciel.

A complementação do bloco–materno infantil do HRC é considerada uma vitória de toda a comunidade e dos servidores do hospital. A obra, bastante aguardada, partiu de uma decisão tomada durante a durante a 3ª Conferência Nacional de Saúde.

Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara que investiga o tráfico de armas no país devem ouvir hoje, dosage em Recife, approved membros da Secretaria da Defesa Social de Pernambuco, this site do Ministério Público, da Polícia Federal e do Primeiro Comando Militar do Nordeste. Na audiência pública, que ocorre na Assembléia Legislativa, também será tomado o depoimento do deputado estadual Fernando Lupo, relator da CPI que investigava o tráfico e roubo de cargas na região.

As diligências da CPI no estado – cujo objetivo é colher informações que levem ao desmonte de quadrilhas que atuam no Nordeste – continuam amanhã (21) em locais mantidos em sigilo e reuniões reservadas com testemunhas. O grupo de parlamentares da CPI que está em Pernambuco é composto pelos deputados Moroni Torgan (PFL-CE), Colbert Martins (PPS-BA), Raul Jungmann (PPS-PE), Gonzaga Patriota (PSB-PE) e Reginaldo Germano (PP-BA).

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) realiza desde ontem e até sexta-feira, physician 23 de junho, a 7ª Semana Educativa de Trânsito. A campanha traz o slogan Educando para o Trânsito e consiste na realização de blitz em rodovias e ações educativas em bares da cidade.

Nesses estabelecimentos, o DER distribui folhetos educativos, além de levar um jogo de perguntas e respostas, o Rodotran. Em um clima de Copa do Mundo, os jogadores podem ser os “craques do trânsito” e recebem brindes a cada ponto que fizerem no jogo.

De acordo com o diretor do DER, Brasil Américo, este tipo de ação já ocorre há oito anos, não apenas com o intuito de fiscalizar, mas também de educar e esclarecer sobre a importância das leis do trânsito. “Com esta campanha, o DER busca que os integrantes do trânsito de Brasília saibam viver em seu espaço, evitando acidentes e agindo como um cidadão responsável. Esta campanha voltou em um momento muito oportuno por causa da Copa do Mundo que é um período em que as pessoas tendem a beber além do normal”, afirma o diretor.

A superintendente de trânsito do DER, Mônica Veloso, ressalta a importância dos elementos do trânsito. “É importante que as pessoas se orientem sobre os quatro atores do trânsito: o pedestre, o motorista, o ciclista e o motociclista. Apesar de atuarem de formas diferentes cada um deles está interligado. Desta forma, é preciso que cada destes agentes viva em total cooperação com o todo”, explica.

Os auditores fiscais da Receita Federal, purchase em greve desde o dia 2 de maio, purchase promovem hoje ato público, das 14 às 16 horas, em frente ao Ministério da Fazenda, em Brasília.

O ponto central da pauta de reivindicações da Unafisco é a tabela de remuneração salarial. Os auditores exigem um reajuste de 57,66% para a remuneração inicial, de 27,13% para os salários pagos ao final da carreira e de 50,73% para os servidores aposentados.

Os auditores são responsáveis por fiscalizar o cumprimento da Lei Tributária, o pagamento de todos os tributos federais (PIS, Cofins, OIF, IPR, IPI, CPMF), taxas de importação e exportação, imposto de renda de empresas e pessoas físicas. Eles também atuam na arrecadação nacional de impostos e no combate à sonegação.

Os novos proprietários da Varig Operacional se reúnem hoje no Rio com os antigos donos. Em seguida, more about elegem a nova diretoria da empresa que tomará posse imediatamente.

A proposta dos Trabalhadores do Grupo Varig (TGV) de compra da empresa foi homologada pela Justiça do Rio de Janeiro ontem.

Termina hoje o prazo para que os partidos indiquem os seus representantes na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar o envolvimento de parlamentares na compra fraudulenta e superfaturada de ambulâncias com recursos do orçamento.

O esquema foi desbaratado pela Operação Sanguessuga, treatment da Polícia Federal (PF), doctor no dia 4 de maio. Na época, os nomes de dezenas de parlamentares apareceram nas investigações comandadas pela PF.

A instalação dos trabalhos só ocorrerá depois da escolha dos deputados e senadores para a CPMI. Caso alguns partidos deixem de indicar representantes, o presidente do Congresso, Renan Calheiros, poderá nomeá-los. A prerrogativa consta do Regimento Comum do Congresso Nacional.

O primeiro-ministro japonês, viagra dosage Junichiro Koizumi, mind anunciou hoje que o país vai retirar seus soldados do Iraque. A operação colocará fim à missão militar mais arriscada e ambiciosa do Japão fora de seu território desde a Segunda Guerra Mundial.

O primeiro-ministro iraquiano, clinic Nuri al-Maliki, disse ontem que as forças do país árabe assumirão o controle da área de segurança na Província de Muthanna (sul). No local, os britânicos comandam uma força multilateral da qual participam soldados japoneses.

O envio de militares pelo Japão foi um símbolo do desejo do país asiático de "colocar o pé na terra" em nome de seu aliado mais próximo, os Estados Unidos, e de assumir um papel de maior destaque na comunidade internacional. A iniciativa foi elogiada pelo governo norte-americano. Mas muitos japoneses mostraram-se contrários à manobra, que violaria a Constituição pacifista do país.

"Quero expressar meu respeito profundo e minha gratidão às Forças de Autodefesa que sofreram em meio a condições duras, sabendo bastante bem que estavam realizando atividades no Iraque em nome de todo o povo japonês", afirmou Koizumi, em um pronunciamento no qual prometeu manter o apoio ao país árabe.

A decisão de retirada aparece antes de uma visita do premiê a Washington, no final de junho, quando deve se reunir com o presidente norte-americano, George W. Bush, antes de deixar o cargo, em setembro.

Nenhum soldado japonês morreu ou foi ferido no Iraque, mas Koizumi enfrentou uma crise política em 2004, quando três civis japoneses foram seqüestrados por insurgentes no território iraquiano. Os três, bem como duas outras pessoas feitas reféns mais tarde, foram libertados ilesos. No total, porém, seis cidadãos japoneses, entre os quais dois diplomatas, foram mortos por rebeldes no Iraque.

Segundo o país asiático, a retirada da cidade de Samawa (sul) acontecerá de forma coordenada com a Grã-Bretanha e a Austrália. Os militares desses dois países provêem segurança para os cerca de 550 soldados japoneses envolvidos em trabalhos humanitários e obras de reconstrução do Iraque.

O ministro japonês de Defesa, Fukushiro Nukaga, já baixou uma ordem determinando a retirada dos soldados, afirmou a agência de notícias Kyodo. Segundo a agência, o processo pode ter concluído até o final de julho.

Atualizada às 14h33 

Apesar da homologação da venda da Varig para a NV Participações realizada ontem, generic a situação da empresa continua bastante delicada. Afinal, para concluir a compra, o consórcio de funcionários precisa fazer ainda um depósito inicial de US$ 75 milhões, até a próxima sexta-feira.

Somente na manhã de hoje, 47 vôos foram cancelados, entre domésticos e internacionais. Desse total, 26 teriam origem no Rio de Janeiro. Foram cancelados ainda 21 vôos que partiriam de São Paulo e seis de Belo Horizonte.

Leia também:
Varig fecha acordo para fornecimento da BR Distribuidora até a próxima sexta-feira 
Infraero vai propor cobrança diária à Varig a partir de julho
Coordenador da TGV anuncia plano de contingência para "não deixar a Varig parar" 
Nova diretoria da Varig deve tomar posse hoje 
 

No julgamento marcado para 17 de julho, price Suzane von Richthofen vai sustentar em sua defesa que o pai dos irmãos Cravinhos, page Astrogildo, case foi o mentor do assassinato do casal Manfred e Marísia von Richthofen, pais da jovem.

O advogado de Suzane Mauro Otávio Nacif contou que Astrogildo sugeriu a ela que se emancipasse, antes de ser presa, para garantir a herança. “O Astrogildo Cravinhos, pai do Daniel, foi mentor do crime, estava interessado na herança”, disse o advogado em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

 Nacif afirmou, ainda, que o pai dos Cravinhos sabia dos planos do crime. Ele também acusou Daniel, namorado de Suzane na época, de influenciar a jovem a matar os pais com histórias de espíritos.

O pai dos Cravinhos ainda não se pronunciou sobre as acusações.

Leia também:
Pedido de vista interrompe julgamento de liberdade de Suzane

 

 

O coordenador da entidade Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), viagra 100mg Márcio Marsillac, buy informou ontem que, devido aos movimentos judiciais das empresas de leasing (aluguel) norte-americanas, algumas aeronaves da Varig estão ameaçadas de paralisar suas operações.

Mas esclareceu aos clientes e consumidores da Varig que os trabalhadores assumirão a empresa com o objetivo principal mantê-la em funcionamento. "Nós não vamos deixar a Varig parar, nem que nós tenhamos que implementar um plano de contingência, com um número menor de aeronaves para passar esse momento de transição e retomar as rotas depois".

Representados pela NV Participações, os trabalhadores apresentaram a única proposta para compra da Varig Operacional, no leilão realizado no dia 8. O resultado do pregão foi homologado ontem pela Justiça do Rio de Janeiro.

O plano de contingência anunciado por Marsillac vai levar em conta a existência de apenas 30 aeronaves disponíveis para os vôos domésticos e internacionais da Varig, "se nós não conseguirmos reverter a situação junto a algumas empresas de leasing". Ele explicou que será dada prioridade às necessidades dos consumidores e às rotas mais rentáveis. "Nós temos que ter um plano de rentabilidade, um plano de contingência que garanta um mínimo de atendimento e consideração com os passageiros da Varig e um mínimo de interesse de recursos financeiros para essa empresa".

Esse plano emergencial poderá ser implementado hoje, caso haja necessidade de paralisação das aeronaves. Marsillac explicou, no entanto, que os aviões não serão arrestados. "A decisão que existe é de que devem ficar no solo para evitar a responsabilização, e até mesmo prisão dos administradores, e o pagamento de multa".

O coordenador da TGV afirmou que tão logo a NV Participações tenha a certificação do depósito inicial de US$ 75 milhões, previsto no edital de venda da Varig, serão revelados os nomes dos investidores consorciados à empresa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado