O chefe de política externa da União Européia (UE), and medicine Javier Solana, disse hoje que espera ter, nos próximos dias, uma nova reunião com o negociador-chefe do setor nuclear do Irã, Ali Larijani.
Nessa reunião, Solana espera discutir a resposta de Teerã ao pacote de incentivos para deter o enriquecimento de urânio do país.
"Tive duas conversas por telefone com o Larijani. Eu espero conversar com ele nos próximos dias novamente para obter esclarecimentos e ver como podemos avançar com o processo", disse Solana em entrevista à imprensa, durante reunião de ministros das Relações Exteriores da UE.
Ele disse que a resposta do Irã, um documento de mais de 20 páginas, continha "novos elementos" sobre os quais ele gostaria de falar.
Autoridades libanesas prenderam mais um suspeito de participar dos atentados frustrados contra dois trens regionais alemães no dia 31 de julho, ed anunciou hoje a Agência Nacional de Notícias "ANN".
A fonte não informou a nacionalidade do suspeito, pilule que foi identificado apenas pelas iniciais J.H.D, hospital de 24 anos, mas afirmou que ele foi detido na região nortista de Akkar.
O procurador-geral libanês, Said Mizra, ordenou a prisão de J.H.D. após as confissões feitas durante os interrogatórios do libanês Jihad Hamad, o segundo suspeito detido pelos atentados fracassados.
Hamad, que se entregou ontem à Polícia em Trípoli (norte do Líbano), é acusado de colocar malas-bomba em dois trens regionais alemães.
Seu suposto cúmplice, o estudante libanês de 21 anos Youssef Mohamad El Hajdib, foi detido no sábado passado na estação central de Kiel (norte da Alemanha) e se encontra em prisão preventiva em Moabit, Berlim.
O Tribunal Federal Supremo alemão já havia expedido uma ordem de prisão contra Hamad, que residia em Colônia (oeste do país europeu), mas que, segundo a Polícia, abandonou o país no dia dos atentados fracassados.
Na Alemanha, a Polícia deteve hoje em Konstanz, no estado federado de Baden-Württemberg (sul do país), um terceiro suspeito dos atentados fracassados de 31 de julho, informou hoje a Procuradoria-geral federal.
A agência "ANN" informou que Mizra se reuniu com uma delegação alemã, e que já está prevista um novo encontro na próxima segunda-feira.
O presidente de Israel, generic Moshe Katsav, ask rebateu hoje as acusações de que coagiu uma ex-funcionária de seu gabinete a manter relações sexuais com ele.
"Essas acusações são absurdas", medications afirmou Katsav ao jornal Yedioth Ahronoth, na primeira série de entrevistas concedida pelo dirigente depois de ter sido interrogado pela polícia esta semana. "Nunca tive relações sexuais (com aquela mulher)".
O presidente, cujo cargo é basicamente cerimonial, também disse à Rádio Israel que era vítima de um "linchamento público sem investigação ou julgamento prévios".
A polícia israelense apreendeu computadores e documentos na casa de Katsav, no começo desta semana, e interrogou-o durante horas devido à acusação de assédio sexual.
O gabinete do presidente disse que Katsav cooperaria com as forças de segurança. Segundo o Yedioth Ahronoth, Katsav afirmou estar disposto a passar por um detector de mentira se as perguntas foram fornecidas com antecedência a seu advogado para análise.
O dirigente disse ao jornal que a mulher era uma funcionária "problemática" que tentou chantageá-lo. Ele afirmou ter ficado satisfeito quando ela pediu demissão.
Se for denunciado, Katsav, que tem imunidade presidencial, não poderá ser julgado. Mas poderá sofrer um processo de impeachment no Parlamento se ficar provado que agiu de forma incompatível com o cargo. Ele ocupa a Presidência desde 2000.
O escândalo envolvendo Katsav, o indiciamento de um ex-membro do gabinete de governo de Israel por um beijo forçado e as acusações contra outros líderes alimentaram ainda mais o clima sombrio que paira sobre o cenário político do país, cujos líderes vêm sendo criticados devido à guerra no Líbano.
O Centro de Promoção e Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), ambulance divulgou a segunda chamada para o c consórcio setentrional para licenciatura em biologia, medical do primeiro 1.º vestibular para ingresso no curso de licenciatura em biologia a distância da UnB.
UnB – Pólo de Brasília
Alexandre Godoy Carneiro
Ana Carolina Cotta
Ananda Santa Rosa de Andrade
Anna Claudia da Silva
Daiane Costa Carvalho
Danieli Hofmann Pereira
Fabiane de Queiroz Teixeira
Gabriela Morais Lessa
Helen Cristina Dantas de Moraes
Hugo Macedo Arruda
Jardel Rocha da Silva
Katheryne Krauthein
Lorraine Leite Zanela
Luana de Oliveira Santos
Luiza Bangoim Leal
Pollyanna Carla de Carvalho
Solange Campelo Girardi
Tatiana David Miranda
Tiago Nogueira Bandeira de Melo
UnB – Pólo de Ceilândia
Alex Silverio de Souza
Ana Carolina Rocha de Oliveira
Edite Silva de Souza Machado
Marcos Cesar Dantas Santos
Maria Aparecida Reis Galvão
Naiara Barreira da Costa
Ricardo Goncalves do Nascimento
Taise Ramos dos Santos
Pólo da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Pólo de Formosa
Cassiene Martins da Silva
Sirlei Maria Rempel
Suellen Christine da Silva Bezerra
O registro dos candidatos selecionados na 2ª chamada deve ser efetivado somente no dia 31 de agosto nos seguintes locais:
– Os pólos de Brasília e Ceilândia no Campus Universitário Darcy Ribeiro da UnB (SAA Central Campus Universitário Darcy Ribeiro – Subsolo do Prédio da Reitoria, Asa Norte, Brasília-DF), das 8h30 às 11h30 e de 14h30 às 17h30.
– Os pólos de Planaltina e Formosa na Faculdade de Planaltina – UnB (Área Universitária, n.1, Campus Universitário de Planaltina, Nossa Senhora de Fátima, Planaltina/DF), das 8h30 às 11h30 e de 14h30 às 17h30.
Os funcionários demitidos da Varig na Bahia já podem sacar o seguro-desemprego e o saldo do FGTS. A medida foi autorizada pela Justiça do Trabalho e beneficiará, treat por enquanto, cem ex-empregados da falida companhia aérea que estavam há três meses sem receber.
Os ex-funcionários poderão solicitar o benefício na Caixa Econômica Federal a partir de hoje. Porém, não sabem quando receberão os direitos trabalhistas. De acordo com o Tribunal Regional do Trabalho, a decisão judicial autoriza que os empregados peçam a liberação do FGTS e do seguro-desemprego, mas não garante o recebimento dos outros benefícios.
A VarigLog, que agora está administrando a empresa, tentou negociar com os trabalhadores para que eles abrissem mão dos direitos trabalhistas. Em troca, a administração os contrataria de novo posteriormente. A medida da VarigLog tinha o objetivo de não afastar possíveis investidores.
As operadoras de TV paga por satélite Sky e DirecTV anunciaram hoje que concluíram a fusão de suas operações no Brasil, dosage pouco mais de dois meses após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ter aprovado o negócio com restrições.
Como resultado da transação, page o DirecTV Group passou a deter cerca de 74% da Sky Brasil e a Globo Comunicação e Participações aproximadamente 26%, informaram as empresas em comunicado divulgado à imprensa.
A união das operações na Sky Brasil cria uma empresa com cerca de 1,3 milhão de assinantes, equivalente a um terço do mercado de TV paga do País, segundo o comunicado.
A finalização da união dos negócios das duas operadoras conclui uma série de transações independentes iniciadas em outubro de 2004 entre News Corporation, Globo, Grupo Televisa e Liberty Media Internacional para unir as plataformas de TV por satélite da DirecTV Latin America e Sky Latin America.
"Como resultado, o DirecTV Group e sua afiliada Sky México (na qual o DirecTV Group tem 41% de participação) atendem agora aproximadamente 4 milhões de assinantes na América Latina", divulgaram as empresas.
O Cade aprovou a fusão das empresas no final de maio, impondo restrições sobre a atuação da nova empresa, repetindo o que aconteceu nos Estados Unidos na aquisição da DirecTV Group pela News Corporation.
Entre as restrições está a padronização dos preços de pacotes de conteúdo aos assinantes em todo o território nacional e mudanças da comercialização de conteúdo pela nova empresa.
O Governo Federal cancelou 360 mil aposentadorias depois de duas fases do recadastramento que está sendo realizado pelo Ministério da Previdência Social.
O censo previdenciário começou em outubro do ano passado, sickness e já recadastrou 10 milhões de pensionistas e aposentados, ao todo são 17 milhões. O censo termina em janeiro do ano que vem.
O ministro Nelson Machado reforçou que a medida tem o objetivo de atualizar os dados e endereços dos segurados e coibir pagamentos indevidos.
Cerca de 680 adolescentes infratores encontram-se presos em cadeias públicas no Brasil, nurse em uma situação que contraria a legislação brasileira. O dado consta de um levantamento nacional inédito, information pills concluído nesta semana pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, com base em informações repassadas por estados.
Com 300 adolescentes presos em cadeias, Minas Gerais é o estado com maior número de jovens detidos de forma ilegal. Paraná, Goiás, Rondônia e Tocantins também figuram na lista de estados que cometem a irregularidade. Para a especialista em direitos da criança e do adolescente Maria Helena Zamora, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), a constatação é grave.
“Esse dado representa uma violação grave do direito do adolescente, não importando qual tenha sido o ato infracional, de ser apreendido em local especializado, onde se investiria na educação e na formação da sua cidadania, o que certamente foi falho no meio do caminho. O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe claramente que ele só pode ficar apreendido em uma instituição apropriada para isso”, afirmou.
O levantamento, obtido com exclusividade pela Agência Brasil, também revela que, nos últimos dez anos, o número de jovens cumprindo medidas socioeducativas em regime fechado ou semi-aberto quase quadruplicou no país, passando de 4.245, em 1996, para 15.426 neste ano.
O grande número de condenações de adolescentes faz com que exista hoje um déficit de 2.959 vagas no sistema socioeducativo brasileiro, a maior parte delas nos estados de Pernambuco (502), Rio Grande do Sul (418), Paraná (404) e Minas Gerais (300).
Para a subsecretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmen Oliveira, a explosão do número de jovens internados no País é resultado de uma demanda maior da sociedade por punições mais rigorosas aos infratores. E, segundo ela, a Justiça acaba acompanhando essa tendência.
Carmen também destaca a falta de investimento em medidas alternativas, as chamadas medidas de meio aberto, como a prestação de serviços à comunidade. “Esse crescimento nos sugere que há uma cultura de aprisionamento ainda muito forte. A internação hoje deixou de ser aquilo que o Estatuto da Criança e do Adolescente preconiza, que é ser uma medida excepcional e de breve duração”, disse.
De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, as prefeituras devem assumir a responsabilidade do acompanhamento das medidas de meio aberto, para que elas tornem-se mais eficazes e criem uma alternativa para as medidas de internação. Hoje, 60% das capitais brasileiras ainda não fizeram a municipalização.
Apesar de ter reduzido o número de jovens internados, São Paulo ainda é o campeão em número de adolescentes cumprindo medidas em regime fechado ou semi-aberto, com 6 mil, ou seja, 39% do total no País. O Rio de Janeiro passou o Rio Grande do Sul e hoje está em segundo lugar, com 1.159 internos em unidades fechadas ou de semi-liberdade.
A despeito de o primeiro turno das eleições presidenciais ocorrer em pouco mais de um mês, pills os mercados não registram grandes sobressaltos e operam praticamente sem influência do debate entre os candidatos.
"O País teve uma transição política que nos ensinou que não necessariamente tem uma descontinuidade de política econômica e isso tranquiliza o mercado", cialis 40mg afirmou Roberto Padovani, economista e sócio da Tendências Consultoria.
"Olhando o futuro, você vai ver que tanto faz se é PT ou PSDB, muito pouca surpresa virá na área econômica", acrescentou, referindo-se aos partidos dos dois principais candidatos na disputa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin.
Economistas ressaltam que a continuidade da política econômica nos últimos anos deu mais confiança ao investidor de que não haverá surpresas.
"O Lula já deu demonstrações de que segue a cartilha da economia, regimes de inflação, câmbio flutuante, responsabilidade fiscal e ele vai continuar", destacou Carlos Thadeu de Freitas, ex-diretor do Banco Central e economista do Ibmec.
Rodrigo Bresser-Pereira, sócio da Bresser Asset Management, também concorda que tanto Lula – com possibilidade de vitória no primeiro turno – como Alckmin não sinalizam mudanças bruscas de rumo.
"Você tem uma esquerda que pretende continuar com uma política semelhante, que é uma política conservadora, e a alternativa de poder que se tem também conhece a política econômica e não tem nenhum indicativo de que vai fazer uma política diferente", afirmou.
Entre os indícios da relativa calmaria, o dólar acumula no ano queda de mais de 7% ante o real, perto do menor nível em cinco anos, a R$ 2,15. O risco-país oscila na faixa de 220 pontos-básicos, dias após registrar o menor patamar da história.
Há quatro anos, quando havia entre os agentes econômicos enorme desconfiança sobre qual política seria adotada pelo então líder das pesquisas, Lula, o dólar chegou a bater R$ 4 e o risco-país 2.400 pontos-básicos.
O comportamento dos mercados também reflete a ausência de crises internacionais –cenário diferente do visto em 1998 e 2002, últimos dois anos de eleições presidenciais.
Na reeleição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o mundo vivia uma crise econômica que começou na Ásia, em 1997, e ganhou proporções globais, provocando uma fuga de capitais de países emergentes, aguçada ainda mais com a moratória da Rússia, em agosto de 1998.
As reservas internacionais brasileiras, que chegaram a superar US$ 74 bilhões em julho de 1998, encerraram aquele ano em US$ 44,5 bilhões.
Quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito em 2002, além do receio de mudanças drásticas, havia a sombra da crise da moratória argentina.
Sandra Utsumi, economista-chefe do BES Investimentos, acrescentou que além da ausência de ruídos externos comprometendo o mercado financeiro local, o saldo de problemas macroeconômicos para os políticos explorarem é menor.
A balança comercial tem no ano superávit de US$ 28,3 bilhões, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o primeiro semestre em 1,73% e economistas projetam para 2006 crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,5%, acima dos 2,3% de 2005.