Menu
Economia

Comércio surpreende com excelênte desempenho em agosto

Arquivo Geral

17/10/2006 0h00

Os Estados Unidos não ficariam surpresos se a Coréia do Norte realizar um segundo teste nuclear como uma provocação, look buy disse hoje a Casa Branca. Em meio a relatos de que haveria atividades perto do local onde a Coréia do Norte realizou o primeiro teste nuclear, nurse o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow, disse, sem discutir a inteligência dos EUA.

"Os norte-coreanos não fizeram nenhum segredo sobre seu desejo de provocar. O primeiro teste, apesar de nuclear, foi de baixa potência e talvez não seria injustificável esperar que os norte-coreanos gostariam de tentar novamente".

Enquanto isso, militares americanos enviaram na manhã de hoje um míssil americano a 80km da fronteira com a Coréia do Norte. Um satélite espião detectou uma atividade perto da região e os militares suspeitam que o governo norte-coreano esteja planejando novos testes nucleares.

O comércio brasileiro surpreendeu e apresentou em agosto desempenho melhor que o esperado por analistas, side effects tanto em aumento de vendas mensal quanto anual, case mostraram dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Conforme o IBGE, check as vendas do varejo brasileiro avançaram 2,32% sobre julho e cresceram 6,27% na comparação com agosto de 2005.

Economistas estimavam avanços médios respectivos de 0,63% e 4,0%. "Tivemos um efeito de crédito e renda melhor que o esperado em agosto. O crédito parecia estar perdendo fôlego após a Copa, mas esta indicação parece superada. A perspectiva para o ano continua sendo muito boa como resultado de estímulos fiscais, aumento do salário mínimo e do funcionalismo público, além de elevação de renda em alguns setores da economia que apresentam resultados muito positivos", afirmou o economista Sergio Vale, da MB Associados.

A receita nominal do comércio em agosto subiu 2,35% ante julho e 7,46% sobre igual período de 2005. Das oito atividades que compõem o comércio varejista, quatro apresentaram desempenho positivo de julho para agosto. Na comparação anual, o resultado foi ainda melhor: apenas uma das atividades caiu em volume de vendas.

O segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, registrou ganho de 7,48% ante agosto do ano passado, o que representou quase metade da taxa global de avanço das vendas do varejo.

"O desempenho reflete basicamente a melhoria do rendimento m édio do trabalho, bem como o aumento do emprego com carteira assinada", afirmou o IBGE em comunicado.
Com o resultado de agosto, o comércio varejista acumula no ano aumento de 5,30% no volume de vendas e de 6,96% das receitas nominais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado