
Com utilização de painéis, outdoors e kits, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou, desde domingo, 30, campanha institucional para sensibilizar os parlamentares que tomam posse nesta terça-feira (dia 1º) na nova legislatura a votarem projetos que ampliem a competitividade das empresas.
Dois painéis no desembarque do aeroporto Juscelino Kubitschek, um outdoor e mais 12 placas nas proximidades do aeroporto e ao longo do trajeto obrigatório dos parlamentares buscam motivá-los para uma atuação política firme em favor da competitividade. A CNI considera de alta prioridade a votação de propostas que permitam à indústria melhores condições de competir numa economia globalizada de concorrência cada vez mais feroz.
Com imagens das cúpulas da Câmara dos Deputados e do Senado e de personagens representando trabalhadores, estudantes e empresários, os painéis e outdoors estampam, alternadamente, quatro mensagens.
São elas: Sr(a) parlamentar, bem-vindo a Brasília/ A indústria conta com você por um país mais competitivo; Sr(a) parlamentar, bem-vindo a Brasília/ Educação de qualidade gera oportunidades; Sr(a) parlamentar, bem-vindo a Brasília/ Que o seu compromisso com a competitividade brasileira seja lei; Sr(a) parlamentar, bem-vindo a Brasília/ Precisamos do seu voto de mudança para um país melhor.
A ação institucional é finalizada com a entrega de um kit em cada um dos gabinetes dos 513 deputados federais e 81 senadores. A caixa em MDF (fibra de madeira) reciclado contém uma carta personalizada, assinada pelo presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, duas publicações da entidade e quatro blocos estilo post-it com as frases da campanha.
As publicações do kit são o documento A Indústria e o Brasil – Uma Agenda para Crescer Mais e Melhor, com as propostas da CNI para o novo governo, e a reprodução de um texto sobre competitividade na última edição da revista Indústria Brasileira.
Na carta aos parlamentares, o presidente da CNI alerta que as empresas brasileiras estão perdendo mercado, tanto interna quanto externamente, em especial para empresas asiáticas.
“O Congresso pode contribuir para aumentar a competitividade das empresas do Brasil se aprovar medidas que reduzam a excessiva carga tributária, em especial sobre investimentos e exportações, superem as dificuldades de acesso ao crédito, melhorem a qualidade da educação, ampliem a inovação e eliminem a insegurança jurídica e o excesso de burocracia”, escreveu Robson Braga de Andrade na mensagem aos deputados e senadores.
Entre os vários projetos em tramitação no Congresso que a CNI considera prioritários estão os que conferem independência e autonomia financeira às agências reguladoras, atualmente aguardando criação de comissão especial na Câmara dos Deputados para ser examinado, e o que regulamenta o trabalho terceirizado, que se encontra na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Outras propostas defendidas pela CNI estabelecem o uso do crédito do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e do PIS/Cofins na liquidação de outros tributos, em exame na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, e fixam limites aos gastos com pessoal e projetos de construção de novas sedes ou ampliações na administração pública, em análise na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.