Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Economia

Carros Usados: Saiba como Fazer uma Boa Compra

Com os preços dos carros 0 Km cada vez mais altos, os carros usados se tornaram a primeira opção para muitas pessoas que querem comprar o primeiro automóvel ou trocar o veículo que já possuem.

Mas, ao mesmo tempo em que existem muitas vantagens em relação ao preço e até à questão da desvalorização ser mais lenta, existem alguns detalhes que precisam ser considerados antes de comprar um carro usado.

Pesquisa é essencial para comprar um carro usado

O primeiro ponto é que você deve pesquisar bastante antes de escolher um carro usado para chamar de seu.

Hoje, é possível comprar o carro em concessionárias físicas e aproveitar as ofertas que são disponibilizadas na internet, inclusive em sites de classificados online.

As vendas através dos classificados online estão crescendo tanto que é natural encontrar concessionárias e lojas tradicionais que anunciam seus veículos por lá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leve um mecânico de confiança para avaliar o veículo

Quando realizar sua escolha, peça para um mecânico de confiança acompanhar você antes da compra.

Um mecânico experiente consegue verificar rapidamente problemas comuns em veículos usados e pode te dar dicas valiosas, que vão garantir a segurança da sua compra.

Verifique os itens de segurança e peça o histórico do carro

Antes de realizar a compra, é interessante verificar se o veículo está com os itens de segurança disponíveis (macaco, chaves, triângulo e estepe) e também solicitar o manual do veículo, para saber quando foram realizadas as últimas trocas de óleo e manutenções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Peça um laudo de vistoria ou leve o veículo para ser vistoriado

Existem empresas competentes que podem realizar o laudo de um veículo e dizer exatamente quais peças nele são originais e quais não são.

É possível verificar se o veículo já foi batido, amassado e/ou pintado e tudo isso é extremamente relevante na hora da compra.

Não há nada de errado em comprar um veículo que já foi pintado ou teve algumas peças trocadas, mas isso influencia no valor do automóvel e você precisa saber exatamente o que está comprando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Verifique o histórico do veículo antes de realizar a compra

Por fim, mas não menos importante, é essencial realizar uma pesquisa no site do Detran para saber se o veículo está em dia com a legislação, sem multas, busca e apreensão e também se não é fruto de leilão (o que não é um problema, desde que você saiba disso antes de realizar a compra).

Tomando esses cuidados básicos, comprar um carro usado pode ser a melhor escolha para conseguir um automóvel completo e com um bom preço.






Você pode gostar