A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, em sessão ordinária desta terça-feira (5), o Projeto de Lei nº 1.663/2010, de autoria do Executivo, que altera a carreira de Administração Pública do DF. O projeto popularmente conhecido como Carreirão inclui cerca de 11,5 mil servidores e modifica a nomenclatura dos cargos e o nível de escolaridade exigido para as funções. No entanto, a mudança não traz reajuste nos salários nem aumento nas despesas da administração pública.
Após discussões e debates acerca do tema, o GDF modificou as funções de nível médio para nível superior. Também ficou acordado que a carreira passará a ser chamada de “Políticas Públicas e Gestão Governamental”, e não mais “Planejamento, Políticas e Gestão Pública”.
Os cargos de auxiliares, técnicos e analistas de administração pública vão passar a ser denominados técnicos, analistas e especialistas, respectivamente. Além da mudança da nomenclatura, essas funções passam a ser tratadas como sendo de nível superior, com a exceção do cargo de técnico, que será de nível médio.