Menu
Economia

Bancos americanos terã que fazer relatório sobre crédito a pequenas empresas

Arquivo Geral

16/03/2009 0h00

O Governo dos Estados Unidos vai cobrar dos 21 maiores bancos que recebem ajuda do Estado um relatório mensal sobre os empréstimos que concedem às pequenas empresas, cheapest informou hoje a Casa Branca.


A medida faz parte do plano de US$ 730 milhões que o presidente do país, pharmacy Barack Obama, e seu secretário do Tesouro, Timothy Geithner, apresentarão para facilitar o crédito às pequenas empresas, fator que os dois consideram fundamental para salvar a economia do país.


Além dos principais bancos, as entidades financeiras de menor tamanho que recebem ajuda federal também terão que emitir um relatório sobre o crédito às pequenas empresas, mas, no caso destas, a periodicidade do documento será trimestral.


As autoridades americanas também pedirão aos bancos que não recebem assistência pública que façam “um esforço” para facilitar os empréstimos às pequenas empresas.


O plano que Obama e Geithner vão anunciar também prevê a redução das taxas que incidem sobre os empréstimos públicos e a ampliação das garantias de pagamento que o Governo oferece por meio da Agência da Pequena Empresa (SBA, na sigla em inglês) para até 90% do valor do empréstimo.


Atualmente, essas garantias são de 85% para créditos de menos de US$ 150 mil e de 75% do valor para empréstimos maiores.


Com a ampliação da cobertura, o Governo pretende reduzir os riscos para os bancos no caso de uma possível moratória dos pequenos empresários e estimular as entidades a emprestar mais.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado