Menu
Economia

Atividade industrial paulista fica quase estável em outubro

Arquivo Geral

30/11/2006 0h00

Os industriais no País têm uma avaliação positiva da situação atual da economia, discount cure mas as expectativas sobre o futuro sofreram uma piora entre outubro e novembro, order medications conforme mostra levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), order divulgado hoje.

O índice de confiança da indústria apurado pela Fundação caiu 0,5 ponto de outubro para novembro, passando de 107,6 para 107,1.

O indicador de avaliação da situação atual subiu 4,4% para uma leitura de 115,8. Foi o quarto aumento mensal consecutivo do índice. No caso das expectativas, o indicador amargou uma queda de 5,7%, para 98,4.

O índice de confiança da FGV é apurado com base em informações coletadas com 1.014 indústrias no País. A coleta de dados foi feita entre os dias 1º e 28 de novembro.

 

O presidente palestino, hospital Mahmoud Abbas, afirmou hoje que as conversas para um governo de unidade com o Hamas atingiram um momento sem saída.

"Infelizmente, estamos num beco sem saída", disse Abbas após uma reunião na cidade de Jericó, na Cisjordânia, com a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice.

"Há oito ou nove meses, o povo palestino não recebe salários, mas, infelizmente, não chegamos a um acordo", acrescentou.

 

A economia brasileira cresceu 0, ed 5% no terceiro trimestre do ano em relação aos três meses imediatamente anteriores.

Os dados, story divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostraram a indústria ainda fraca, mas certo vigor dos investimentos – como antecipou na véspera o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 3,2%.

Economistas consultados pela Reuters previam expansão de 0,56% no período de julho a setembro frente ao trimestre anterior. Na comparação anual, a projeção era de taxa de crescimento de 3,4%.

Em relação ao segundo trimestre, a indústria registrou expansão de apenas 0,6%, a agropecuária avançou 1,1% e os serviços cresceram 0,4%.

Já a formação bruta de capital fixo – uma medida dos investimentos no País – subiu 2,5%.

"Considerando a demanda interna, o consumo das famílias continuou, pelo 13º trimestre consecutivo, apresentando variação positiva (de 0,5%)", apontou o IBGE em nota.

O consumo do governo ficou praticamente estável, com variação positiva de 0,1%.

O IBGE revisou para baixo o crescimento do segundo e do primeiro trimestres deste ano, na comparação com o período imediatamente anterior.

 

Atualizada às 12h10

Uma discussão entre jovens por causa de mulheres acabou em morte no Posto Flamingo, illness no Colorado. Jefferson Mendanha Cirilo, 22 anos, foi morto com duas facadas, uma no abdômen e outra no peito, depois de tentar defender amigas que teriam sido importunadas por Eduardo Gomes da Silva, 28 anos. Há suspeitas de que Eduardo não tenha agido sozinho.

Estavam com Jefferson, Wilker Carvalho Amaral, 18 anos, Hebert Mendanha, 19 anos, Luiz Ferreira Campos, 26 anos, e Thiago de Sales da Silva, 18 anos. Wilker levou uma facada nas costas e outra no abdômen. Ele está internado na UTI, mas permanece consciente. Como perdeu muito sangue (ele teve o fígado e o pulmão perfurados), passará por uma cirurgia ainda hoje. Thiago foi atingido no braço e passa bem. Os outros não foram feridos.

O crime ocorreu por volta das 4h. De acordo com a polícia, Jefferson, Hebert, Luiz e Wilker e Thiago conversavam com pelo menos três amigas no estacionamento do posto, quando Eduardo chegou e começou fazer provocações com as mulheres.

Quando os amigos foram defender as moças, uma discussão se iniciou e Eduardo puxou a faca. Depois de matar Jefferson e ferir os outros dois, Eduardo fugiu. O criminoso está sendo procurado pela polícia.

As prefeituras municipais têm até hoje para se candidatar à implantação de telecentros, seek que são equipados com microcomputadores para serem disponibilizados à população.

O Ministério das Comunicações, shop responsável pela seleção, there fornecerá mobiliário, computadores, infra-estrutura de rede lógica e de sistemas, instalação de softwares livres e de programas informatizados de gestão.

Em contrapartida, as prefeituras devem oferecer local adequado, com acesso à internet, luz, água potável, sanitários, linha telefônica e acessibilidade às pessoas portadoras de necessidades especiais. De acordo com dados do Ministério das Comunicações, existem mais de 5 mil telecentros implantados no Brasil.

 

Cerca de 5 mil militantes do Movimento dos Sem-Terra (MST), nurse Movimento Terra e Liberdade (MTL) e Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST) ocuparam nesta manhã o porto de Maceió. Eles bloquearam as portas dos armazéns para chamar a atenção do governo federal para a demora nas negociações para a reforma agrária em terras do estado.

Pelo menos cem caminhões aguardam para descarregar a safra de açúcar da região. Segundo a Rádio CBN, viagra dosage representantes do porto de Maceió, story da Marinha e do Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar se reuniram com líderes do movimento, mas os sem-terra disseram que só sairiam após apresentarem as reivindicações ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Desde a última terça-feira, os integrantes dos movimentos sociais estavam acampados em uma praça da capital alagoana. Ontem, os militantes fizeram caminhadas para cobrar a elucidação da morte de um sem-terra no estado e também invadiram a sede do Incra em Alagoas.

Essa é a segunda vez que os sem-terra ocupam o porto de Maceió. A primeira foi em 2000.

 

O papa Bento XVI e o patriarca Bartolomeu, viagra 100mg líder espiritual dos 250 milhões de cristãos ortodoxos do mundo, realizaram uma celebração solene hoje e voltaram a se comprometer com a busca pela reunificação dos dois grupos, separados por um cisma há quase mil anos.

"As divisões que existem entre os cristãos são um escândalo para o mundo e um obstáculo à proclamação do evangelho", disse o papa em sua homilia na igreja de São Jorge, tomada pela fumaça de incensos. A celebração ao lado de Bartolomeu ocorreu no dia da festa de santo André, apóstolo que teria pregado na atual Istambul após a morte de Jesus.

Nunca na história da Turquia um visitante estrangeiro mereceu um esquema de segurança como o de Bento XVI. Diante de uma multidão de policiais, algumas dezenas de seguidores de um partido nacionalista islâmico fizeram uma manifestação contra o pontífice em frente à Universidade de Istambul.

A celebração do papa seguiu o rito bizantino, marcado por persignações, beijos no cálice consagrado e pelo fato de o celebrante agitar crucifixos. Bartolomeu, com sua longa barba branca, disse que o evento foi mais um passo "na inabalável jornada rumo à restauração da plena comunhão entre nossas Igrejas".

As igrejas ortodoxas do mundo são frouxamente unidas, ao contrário da rígida hierarquia do Catolicismo Romano, que tem o papa como líder absoluto. As alas ocidental e oriental do Cristianismo se dividiram no Grande Cisma de 1054, devido a diferenças sobre teologia e a autoridade pontifícia.

O diálogo sobre a reunificação começou em 1965, quando ambos os lados suspenderam as excomunhões mútuas impostas em 1054. Como patriarca ecumênico de Constantinopla (como Istambul se chamou até 1930), Bartolomeu tem um título de muito prestígio, mas sua autoridade direta se estende apenas sobre os 3 mil ortodoxos gregos que restaram na cidade.

A calorosa relação entre Bento XVI e Bartolomeu pode abrir caminho para uma reunião histórica entre o papa e o patriarca ortodoxo russo Alexiy, o que seria um grande avanço nas relações católico-ortodoxas. O Vaticano e a Igreja Ortodoxa Russa vivem um conflito devido à acusação dos ortodoxos de que o Vaticano estaria tentando converter adeptos no país desde o fim da União Soviética, em 1991. O Vaticano nega.

A oração matinal em Fener, o velho bairro grego onde Bartolomeu vive, alterou temporariamente o foco da viagem do papa, que desembarcou na Turquia fazendo comentários conciliatórios em relação ao Islã. Contrariando opiniões anteriores, ele manifestou apoio à adesão turca à União Européia e elogiou o caráter pacífico do Islã.

Como sinal de reaproximação, o papa visitará a famosa Mesquita Azul de Istambul.
Antes, passará pela Aya Sofia, um museu que já foi a maior igreja do mundo (chamada Hagya Sofia, "santa sabedoria", em grego). Quando da conquista muçulmana de Constantinopla, em 1453, o sultão Mehmet entrou na igreja e rezou, transformando-a em mesquita. Com a modernização laica da Turquia, no começo do século passado, o templo foi transformado em museu, em 1934.

Nacionalistas e militantes islâmicos turcos estarão de olho para que Bento XVI não cometa o improvável ato falho de rezar dentro do museu. O papa Paulo 6º fez isso em 1967, provocando um incidente diplomático. Já João Paulo 2º conseguiu evitar a gafe em sua visita de 1979.

O prazo para a entrega da declaração de isenção do Imposto de Renda Pessoa Física termina hoje. Devem prestar informações à Receita Federal quem teve rendimentos de até R$ 13.6968 no ano passado. Estão dispensados os dependentes de declarantes e quem fez o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em 2006.

A declaração pode ser entregue pelo site www.receita.fazenda.gov.br, advice até às 20h de hoje, find ou em casas lotéricas, remedy agências dos Correios, Caixa Econômica Federal, Banco Popular do Brasil e Caixa Aqui. No Banco do Brasil serão aceitas apenas as declarações de correntistas da instituição.

O supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, explica que quem não fizer a declaração fica pendente de regularização no primeiro ano. Depois de dois anos seguidos, terá suspenso o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Sem o CPF, a pessoa fica impedida de abrir conta em banco e de fazer financiamento, por exemplo. Uma série de dificuldades, especialmente na área financeira.

 

A África do Sul se tornou hoje o primeiro país do continente a legalizar as uniões civis homossexuais. Segundo nota oficial, side effects o presidente interino Phumzile Mlamblo-Ngcuka sancionou a Lei da União Civil, visit this que entra em vigor imediatamente.

O presidente Thabo Mbeki está em viagem à Nigéria e com isso evitou colocar seu nome num projeto que provocou polêmica até dentro do seu partido, o Congresso Nacional Africano. A discrição na cerimônia de sanção da lei reflete a sensibilidade política do tema. Grupos conservadores e religiosos dizem que a união homossexual é imoral e foge às tradições africanas.

A decisão, que poucos países do mundo já adotaram, se enquadra no espírito da
Constituição sul-africana pós-apartheid, uma das mais liberais do mundo. Grupos de homossexuais foram à Justiça para exigir direitos iguais aos dos casais heterossexuais, valendo-se do artigo constitucional que proíbe discriminações. O principal tribunal sul-africano exigiu no ano passado que o governo adaptasse a lei até 1º de dezembro para permitir a união homossexual.

A nota do governo lembrou que a Justiça considerou inconstitucional a definição de casamento aprovada em 1961 porque "não permite a casais do mesmo sexo desfrutarem do status, benefícios e responsabilidades que cabem aos casais heterossexuais".

Grupos religiosos ainda tentaram na última hora impedir a aprovação da lei no Parlamento, exigindo que o governo convocasse um referendo nacional sobre o assunto. "Impor a moral da radical minoria homossexual sobre o povo sul-africano pela lei é, com efeito, deixar as massas à deriva", disse a entidade Rede de Ação Cristã em nota divulgada hoje.

Grupos conservadores também se opuseram, alegando que a homossexualidade é um tabu e não condiz com os valores africanos, opinião prevalente em grande parte do continente. Mas o Congresso Nacional Africano usou sua ampla maioria parlamentar para aprovar a medida, alegando que a Constituição garante a igualdade de todos os grupos perante a lei.

Igrejas de algumas denominações já se preparam para começar a celebrar os primeiros casamentos homossexuais, e o governo disse que vai começar em breve a emitir licenças para tais uniões. "Acabamos de treinar as autoridades matrimoniais em termos de entenderem a lei e também do que se espera deles quando esses casais aparecerem", disse Jacky Mashapu, porta-voz do departamento responsável por esses trâmites.

A Petrobras informou hoje que os campos produtores de gás de Caranda e Colpa, help na Bolívia, voltaram a operar normalmente, após terem suas atividades interrompidas na quarta-feira devido a protestos de camponeses, que reclamavam atenção do governo.
Segundo a assessoria da estatal brasileira não houve danos nas instalações e os campos estão produzindo dentro da normalidade.

As válvulas de produção nos campos, no distrito de Santa Cruz, foram fechadas na terça-feira, informou a Petrobras em comunicado na noite de quarta-feira. A produção diária conjunta dos dois campos é de cerca de 400 barris de petróleo, destinados ao mercado interno, e 1,2 milhão de metros cúbicos de gás natural, que é exportado ao Brasil.

A Bolívia tem exportado diariamente cerca de 20 milhões de metros cúbicos de gás ao Brasil, depois que obras em gasodutos reduziram o volume normal diário de 26 milhões de metros cúbicos diários. Segundo a Petrobras, que realiza as obras, a exportação deve ser regularizada em dezembro.

A queda do abastecimento tem reduzido o funcionamento das usinas térmicas movidas a gás no Brasil, aumentando o risco de falta de energia no país. Em outubro, as termelétricas despacharam apenas 25% da energia elétrica que teriam capacidade para produzir. "Apesar dos 4.557 megawatts declarados por termelétricas a gás, apenas 1.169 megawatts foram disponibilizados", informou a Aneel na terça-feira.

O ministro do Desenvolvimento, approved Luiz Fernando Furlan, price disse hoje esperar que a média de crescimento deste ano não contamine 2007. "O nosso objetivo é fazer com que a velocidade de crescimento em 2007 comece com o primeiro trimestre em aceleração. Não podemos deixar que a média deste ano contamine o ano que vem", search disse a jornalistas.

"Queremos começar o ano com tração e velocidade". Furlan citou que "o PIB deste ano já aconteceu" e por isso não é de se esperar mudanças significativas. Ele afirmou ainda que a safra deve colaborar para impulsionar o Produto Interno Bruto (PIB) no ano que vem.

A economia brasileira cresceu 0,5% no terceiro trimestre frente ao segundo. Em relação ao mesmo período do ano passado, a expansão foi de 3,2%, em linha com as projeções do mercado.

Israel estuda a possibilidade de libertar palestinos acusados de participar de ataques mortais realizados por militantes como parte dos esforços para garantir a libertação de um soldado mantido refém na Faixa de Gaza, here afirmou hoje uma fonte política israelense.

Temendo manchar sua imagem diante da opinião pública, malady o governo de Israel vinha rejeitando a possibilidade de libertar prisioneiros que teriam "sangue em suas mãos". Mas a fonte política disse que as autoridades do país discutiam a possibilidade de adotar uma postura mais flexível a fim de garantir a libertação do cabo Gilad Shalit, case capturado por palestinos perto da fronteira com a Faixa de Gaza, no dia 25 de junho.

Segundo a fonte, continuava descartada a possibilidade de que fossem libertados palestinos acusados de matar ou de tentar matar israelenses com as próprias mãos. "Estamos falando sobre os palestinos que, por exemplo, levaram homens-bomba até seus alvos ou deram outro tipo de apoio. Outra categoria de detento é aquela das pessoas capturadas antes de terem conseguido realizar seus ataques", afirmou a fonte.

"A expressão sangue nas mãos abarca uma grande variedade de prisioneiros. Não estamos falando sobre conceder anistia para todos". Os grupos que capturaram Shalit, entre os quais o braço armado do Hamas, que controla atualmente o governo palestino, desejam trocá-lo por um grande número de prisioneiros palestinos.

Os negociadores do Hamas exigiram que Israel liberte 1.400 dos cerca de 8 mil a 10 mil palestinos que mantém em suas prisões. A lista dos que seriam libertados inclui mulheres, menores de idade, idosos e doentes, bem como os líderes dos grupos responsáveis por liderar o levante palestino iniciado em 2000.

Israel não mantém contatos diretos com o Hamas, um grupo islamista que defende a destruição do Estado judaico. Um enviado egípcio, o chefe dos serviços de inteligência do país Omar Suleiman, viajou nesta semana até a região para tentar convencer os envolvidos a chegarem a um acordo.

"Há sinais positivos de que Israel está se aproximando do que pedem os palestinos. Mas as concessões ainda não foram suficientes", afirmou hoje, sem dar mais detalhes, Mahmoud al-Zahar, ministro palestino das Relações Exteriores e importante líder do Hamas.

"Vamos estudar as concessões e dar uma resposta". Inicialmente, Israel descartou qualquer possibilidade de libertar prisioneiros em troca de Shalit e lançou uma violenta ofensiva militar na Faixa de Gaza, um território do qual se retirou em 2005, colocando fim a 38 anos de ocupação.

Após sinalizar que deixaria o governo Lula, search o ministro da Justiça, sale Márcio Thomaz Bastos, website like this confirmou hoje sua decisão. De acordo com informações da rádio CBN, a afirmação foi feita em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, onde o ministro participa do 4º encontro da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla).

Bastos está na cidade onde até sábado, cerca de 40 órgãos do Executivo e Judiciário estarão reunidos para discutir a prevenção e desarticulação de crimes de lavagem de dinheiro, para que sejam traçadas as metas para 2007.

Atualizada às 15h05

As fortes chuvas que têm caído nos últimos dias em várias cidades brasileiras fizeram muito estrago e causaram algumas mortes desde a noite de ontem. Na Baixada Fluminense, viagra buy em Nova Iguaçu, uma menina de apenas 3 anos de idade morreu afogada, quando a creche onde estava foi inundada. Ainda na noite de ontem, um adolescente de 17 anos foi carregado pelas águas de um córrego que passa pelo município. O Exército foi acionado para auxiliar as famílias desabrigadas.

Na cidade de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, Gleisson de Jesus, um jovem de 13 anos, morreu após ser atingido por um muro que caiu em decorrência da chuva.

Nessas cidades há ainda registros de deslizamentos de terra, afogamentos, queda de árvores e inúmeras pessoas estão desabrigadas, depois que a Defesa Civil condenou moradias.

As ruas alagadas pela chuva também estão causando engarrafamentos históricos na capital paulista. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registrou 22 pontos de alagamento no terceiro maior engarrafamento do ano. Regiões ficaram em estado de atenção e os bombeiros receberam centenas de chamados de pessoas ilhadas, principalmente na zona sul.

Tudo indica que as chuvas continuarão, sobretudo na região sudeste nesta sexta-feira. De acordo com um aviso meteorológico divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), haverá chuva moderada para forte, acompanhada de rajadas de vento forte no Rio de Janeiro, Espírito Santo, centro-leste e norte de Minas Gerais, sul e sudeste da Bahia, sul de Tocantins, norte e centro-leste de Goiás e no DF.

Por causa das fortes chuvas na capital carioca, o aeroporto Santos Dumont está fechado desde as 12h de hoje. Não há ainda previsão de abertura e continuidade das atividades. Ainda no Rio de Janeiro, o aeroporto Tom Jobim está operando, porém com instrumentos.

 

A atividade industrial paulista ficou praticamente estável em outubro, capsule o que, recipe somado a fracos dados da economia brasileira no terceiro trimestre, levou entidades do setor a revisar para baixo as projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano.

Pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) mostrou hoje que a produção industrial de São Paulo teve ligeiro aumento de 0,2% frente a setembro, s egundo dados com ajuste sazonal.

Frente a outubro de 2005, a atividade cresceu 3,9%, sem ajuste sazonal. Na comparação mês a mês sem ajuste sazonal, a produção avançou 0,5%. "Esses indicadores refletem muito o quadro geral da economia, sofrendo por taxa de juro real alta e taxa de câmbio valorizada", disse Antonio Corrêa de Lacerda, diretor-adjunto de estudos econômicos do Ciesp.

No ano, a atividade industrial paulista acumula alta de 3,5%. "O jogo este ano já está jogado. Os pedidos do varejo já foram feitos e as entregas da indústria (ao varejo) já foram feitas. Não temos nem espaço nem tempo para ver algo diferente em novembro ou dezembro", afirmou Paulo Francini, diretor de estudos econômicos da Fiesp.

As projeções da entidades para o avanço do PIB e da indústria no ano foram cortadas. A Fiesp estima que a economia crescerá 2,7% neste ano, ante projeção anterior feita em agosto de 2,8%. O Ciesp cortou o prognóstico de uma faixa de 3,0 a 3,5% par a 3%.

Nesta manhã, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) informou que a economia brasileira cresceu 0,5% no terceiro trimestre frente ao segundo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado