Menu
Economia

App MEI: Receita Federal lança novas funcionalidades no aplicativo para microempreendedores

O App MEI é uma das formas que o MEI pode acompanhar sua situação fiscal e cumprir com suas obrigações como microempreendedor

Redação Jornal de Brasília

18/08/2025 7h18

A Receita Federal anunciou nesta semana que disponibilizou uma nova versão do App MEI, voltado ao microempreendedor individual (MEI), com novas funcionalidades. O objetivo é tornar a rotina do MEI mais prática e segura.

Uma das novidades anunciadas é o reforço na segurança do sistema A ação “Pedido de Restituição” passa a exigir conta gov.br ouro ou prata, que têm maiores níveis de confiabilidade, visando proteger o contribuinte contra fraudes.

As outras novas funcionalidades anunciadas pela Receita são as seguintes:

– Débito automático do DAS: agora é possível autorizar, alterar ou cancelar o débito automático para pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) diretamente pelo app. O objetivo da medida é evitar atrasos e contribui para a regularidade fiscal do MEI.

– Informação sobre benefícios previdenciários: ao gerar o DAS, o MEI pode informar o recebimento de benefício previdenciário. Com isso, o valor da contribuição ao INSS é automaticamente desconsiderado, restando apenas os tributos de ICMS e ISS, quando aplicáveis. A novidade visa evitar recolhimentos indevidos e problemas junto à Previdência Social.

– DAS consolidado: o microempreendedor poderá reunir em um único boleto os valores referentes a diversos períodos de apuração, o que deve facilitar a quitação de débitos e o controle financeiro

Publicidade

O App MEI é gratuito e está disponível para download nas lojas Google Play e App Store.

Quais são os outros serviços disponíveis no Aplicativo MEI?

O App MEI é uma das formas que o MEI pode acompanhar sua situação fiscal e cumprir com suas obrigações como microempreendedor. Entre os principais serviços disponíveis estão:

– Consulta da situação dos períodos de apuração;

– Emissão do DAS para pagamento mensal;

– Verificação de débitos em cobrança, inclusive parcelamentos em atraso;

– Consulta e envio da Declaração Anual Simplificada (DASN-SIMEI);

– Solicitação e acompanhamento de restituição de pagamentos em duplicidade;

– Informações detalhadas sobre o CNPJ e o regime SIMEI;

– Emissão do comprovante de inscrição (CCMEI);

– Acesso ao guia de “Perguntas e Respostas MEI e SIMEI”.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado