As ações da Petrobras lideravam hoje a alta na Bolsa de Valores de São Paulo após o anúncio feito nesta quinta-feira pela empresa que descobriu uma nova jazida de gás natural no oceano Atlântico.
Apesar da empresa não ter dado maiores detalhes sobre o tamanho da reserva descoberta em frente ao litoral do estado do Espírito Santo, no rx no comunicado divulgado aos mercados na quinta-feira, o anúncio foi recebido com otimismo pelo mercado.
As ações ordinárias (com direito a voto) da empresa subiam 2,38% e as preferenciais 2,31%.
Os papéis da companhia estão desde o mês passado em seu maior nível após o anúncio que a empresa tinha descoberto uma jazida de petróleo e gás natural na bacia de Santos que pode aumentar em 50% o tamanho de suas reservas.
A Petrobras é uma empresa controlada pelo Estado, mas tem ações negociadas nas bolsas de São Paulo, Nova York, Madri e Buenos Aires.
Segundo a Petrobras, a nova jazida de gás natural no campo Camurupim da bacia do Espírito Santo foi descoberto com a perfuração de um poço pioneiro e de um poço exploratório.
“A descoberta confirma o grande potencial de gás e de petróleo leve nesta bacia, que deve resultar no aumento dos volumes recuperáveis esperados na área”, informou a empresa em seu comunicado.
A nova jazida foi descoberta a 3.417 metros de profundidade em um poço em águas profundas perfurado a 708 metros abaixo do nível do mar.
“Foram achadas reservas areentas de 101 metros de espessura saturadas de gás”, segundo a nota.
A área é explorada em concessão por um consórcio no qual a Petrobras tem 65% de participação e tem como sócia a americana El Paso Corporation (35%).
“Além de gás, o poço pioneiro constatou também a presença de petróleo leve em níveis mais perto do solo, a uma profundidade de 2.461 metros”, segundo a Petrobras.