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Economia

A digitalização na democratização do crédito

Ao perceber um cenário bastante caótico em 2016 Cabernite enxergou um segmento que ia muito bem

Redação Jornal de Brasília

05/04/2021 11h30

“Um algoritmo não é nada mais que uma fórmula matemática expressa em códigos, programação e linguagem tecnológica que tem um potencial de pegar grandes massas de dados para fazer uma análise a sua escolha de uma forma muito mais eficiente e automatizada”, definiu Rodrigo Cabernite, Co-fundador e CEO da GYRA+, uma plataforma que tem como propósito ampliar os limites do empreendedor para a construção dos seus sonhos.

O CEO conta ainda que esse é o caminho mais utilizado por micro e pequenas empresas para conseguirem se livrar de uma crise no meio da pandemia e sobreviverem, mesmo tendo um empréstimo negado junto aos grandes bancos.

Ao perceber um cenário bastante caótico em 2016 – impeachment de Dilma Rousseff, o país em um ciclo recessivo longo e a maioria dos setores da economia indo mal – Cabernite enxergou um segmento que ia muito bem, mesmo com todas as adversidades: o e-commerce. Se antes a dificuldade da Gyra+ era a obtenção de dados da população, a resposta estava bem ali, em um dos maiores sites de e-commerce do país, o Mercado Livre. O empresário contou que o famoso site de compras possuía um API (Interface de Programação de Aplicações) super completo e muito rico em dados.

O marketplace contava com mais de 300 mil CNPJ’s vendendo os produtos na plataforma, que estava crescendo exponencialmente. Ou seja, era possível achar bons créditos ali. Foi neste momento que eles começaram a acessar os dados via API para montar o primeiro modelo de crédito inteligente feito de 2016 para 2017, e logo depois, em setembro de 2017, foi concedido o primeiro empréstimo.

O uso dessas plataformas que possuem o API aberto foi a grande ideia obtida pela equipe para que, muito antes da concorrência, o acesso a um grande número de dados fosse conseguido. E é com essa parceria com grandes nomes do e-commerce que é possível oferecer um plano de crédito adequado para cada cliente. “São nessas plataformas que estão todos os dados que nós queremos, que todo mundo quer. E ninguém consegue acessar direito porque a tecnologia demora um tempo para oferecer uma infraestrutura adequada, mas nós da Gyra+ temos. Não tem outra forma de analisar o comportamento de milhares e milhares de pequenas empresas a não ser através dos dados que elas estão produzindo em tempo real”, afirma Cabernite.

Justamente por ter investido muito tempo e recursos é que a Gyra+ consegue se “plugar” com facilidade em qualquer nova plataforma. Entender os dados e jogar no modelo próprio da empresa, que usa também uma equipe de Data Scientist (Engenheiros de Dados que trabalham única e exclusivamente para os modelos de Inteligência Artificial da própria Gyra+) para conseguir ler rapidamente e traduzir no algoritmo, é o grande diferencial das outras. Se o trabalho de formiga foi feito lá atrás, hoje é possível oferecer com precisão o melhor resultado de crédito para o cliente. “Nós somos os mais rápidos.

Comparado aos grandes bancos, nós somos muito mais rápidos. Aqui o cliente chega, são rodadas algumas integrações de API e, se passar nesse filtro inicial, entram os algoritmos de inteligência artificial e oferecemos uma proposta para o tomador. No dia seguinte, o dinheiro está na conta de quem a gente nunca viu e que acabamos de encontrar na internet, de maneira segura e sem garantias reais como recebíveis ou imóveis[1] [RC2] ”, aponta o empresário.

Sobre o futuro, Cabernite afirma que a meta é diminuir mais ainda o tempo e aumentar a agilidade na hora de conceder o empréstimo. O plano para daqui a dois anos é, segundo o empresário, oferecer uma integração ao cliente feita por um robô para o preenchimento de dados e, enquanto esse processo acontece, a empresa já vai fazendo a análise de crédito. Assim que o procedimento com o robô terminar, ele já estará com tudo aprovado e o dinheiro já vai para a conta digital dele.

O algoritmo é melhorado a cada dia. Todo mês um novo modelo é implantado e, assim que entram mais dados, o sistema é testado e, quando está bastante preciso, ele é colocado para rodar. Novas parcerias com grandes plataformas estão sendo implementadas semanalmente. “Uma coisa é só nós puxarmos os dados, outra coisa é nós puxarmos os dados e entendermos dentro dessa plataforma onde o cliente já está todo dia e poder oferecer o produto financeiro ideal para ele. Nós acreditamos que este seja o caminho”, finaliza Cabernite.

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