Menu
Economia

7 fatos interessantes sobre a Bitcoin

Jornal de Brasília

09/06/2023 0h01

Atualizada 10/06/2023 16h58

(Imagem: reprodução)

Bitcoin é uma plataforma de criptomoedas de renome mundial, mas existem alguns factos sobre ela que poderá não conhecer. Vejamos os factos e números da Bitcoin para compreender melhor esta popular criptomoeda baseada em blockchain. Confira como o Digital Yuan pode impulsionar a economia em direção ao crescimento.

A Bitcoin (BTC) é um fenómeno notável por direito próprio. Demonstrou que é possível ter uma moeda digital que não depende de bancos ou governos. Para além disso, a tecnologia da blockchain que potencia a Bitcoin tem o potencial de transformar indústrias que vão desde as finanças aos cuidados de saúde. Aqui estão alguns dos factos:

  1. O criador desconhecido

Satoshi Nakamoto criou a Bitcoin em 2009. Desapareceu da Internet em 2010 e ninguém ouviu mais falar dele. Ninguém sabe se ele está vivo ou morto, tal como a sua identidade está envolta em mistério. As pessoas poderiam contactar Satoshi apenas por e-mail e fóruns online.

A sua carteira de Bitcoin contém aproximadamente 980.000 Bitcoins, o que o torna uma das pessoas mais ricas do planeta.

  1. O mundo perdeu aproximadamente 20% das Bitcoins para sempre

De acordo com a firma de dados criptográficos Chainalysis, cerca de 20% das Bitcoins foram perdidas ou estão em carteiras inacessíveis. Este número traduz-se em 3,76 milhões de BTC (aproximadamente 190 mil milhões de dólares).

De acordo com a Decrypt, o criador anónimo da moeda principal, Satoshi Nakamoto, possui cerca de 1,1 milhões de BTC. O consenso é que Nakamoto nunca mais voltará a tocar nessas moedas.

Infelizmente, algumas pessoas morreram sem partilhar o acesso à sua Bitcoin, sendo responsável por outra porção de moedas fora de circulação.

  1. Mais de 668 milhões de transações de bitcoin já ocorreram.

De acordo com o Blockchain.com, ocorreram 668 milhões de transações de Bitcoin desde o início da moeda em 2009. Em 25 de setembro de 2021, uma média de 265.714 transações ocorreu diariamente. O investimento em tecnologia pode contar com seu marketing, pois as transações continuam a aumentar. 

  1. El Salvador reconhece a Bitcoin como moeda de curso legal

El Salvador se tornou a primeira nação a tomar Bitcoin como moeda corrente em 7 de setembro. O Presidente Nayib Bukele anunciou a polêmica mudança no início deste ano na Bitcoin Miami. A Bitcoin irá complementar, mas não substituir, o pagamento em dólares americanos.

O governo prometeu a cada cidadão que abrisse uma carteira digital nacional receberia 30 dólares, mas muitos salvadorenhos se opuseram a todo o esquema. E, devido a preocupações ambientais e de transparência, o Banco Mundial se recusou a ajudar o país na implementação do esquema.

  1. A primeira transação comercial de Bitcoin foi uma compra de pizza 

Laszlo Hanyecz deu 10.000 BTC por duas pizzas do Papa John em 22 de maio de 2010, no valor de cerca de 41 dólares. Foi a primeira transação comercial de Bitcoin, que agora é comemorada anualmente com o Bitcoin Pizza Day.

Que 10.000 BTC valem mais de 500 milhões de dólares a preços de hoje, possivelmente porque a história se tornou parte do folclore da criptomoeda.

  1. Os mineradores vão gerar a última bitcoin em 2140 

Os mineradores podem produzir apenas 21 milhões de moedas. É uma estipulação no código da moeda. Os mineiros geraram aproximadamente 18,8 milhões, embora, como vimos acima, o mundo já tenha perdido algumas.

O protocolo Bitcoin reduz pela metade a quantidade que os mineiros podem produzir a cada quatro anos. Enquanto quase 90% do total possível de Bitcoin já está em circulação, a geração dos 2,2 milhões de moedas restantes levará mais 120 anos.

  1. Existem quase 100.000 milionários Bitcoin

É difícil dizer quantos milionários Bitcoin – ou bilionários – são porque as carteiras são anônimas, e os preços da Bitcoin flutuam muito. No entanto, de acordo com o BitInfoCharts, existem atualmente 98.180 endereços que contêm BTC no valor de 1 milhão de dólares ou mais.

A Forbes incluiu os gêmeos Winklevoss e o Sam Bankman-Fried da FTX entre os 12 bilionários de criptomoedas em sua lista de bilionários de 2021.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado