Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Concursos & Carreiras

Como Converter JPG e PNG em PDF

Saiba como converter JPG e PNG em PDF para salvar suas imagens em um formato mais leve, em passos simples e práticos.

Muitas vezes, seja na rotina profissional ou em casa, nos deparamos com a necessidade de transformar imagens JPG e PNG em arquivos mais leves, como o PDF. Esse processo é bem simples, mas você precisa contar com um programa capaz de realizar a função. Descubra como converter JPG e PNG em PDF em poucos passos neste artigo.

Mas antes da explicação, você conhece as diferenças entre esses modelos de arquivos? O PDF é um tipo de documento criado pela Adobe há mais de 20 anos, que pode ser acessado por qualquer pessoa, mesmo se ela não tiver instalado o programa que originou o arquivo. Além disso, é bastante leve, para que os usuários possam salvar milhares deles sem prejudicar a memória do equipamento.

Já o JPG e o PNG são formatos de imagem. O JPG foi criado para ser o padrão de arquivo para os fotógrafos. Uma de suas vantagens é a compactação, com redução de blocos de pixels para que uma foto tenha o tamanho exato que o usuário desejar. Quanto ao PNG, esse formato é bastante utilizado em gráficos e trabalha com fundo transparente (ideal para inserir assinaturas e carimbos virtuais em documentos, por exemplo).

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de arquivos, veja como converter JPG e PNG em PDF!

Passo a passo para converter JPG e PNG em PDF

Para fazer este processo de transformar uma imagem em um arquivo portátil é necessário contar com um conversor de JPG para PDF. Nossa sugestão de software é o PDFelement, que apresenta uma série de recursos de edição e oferece ao usuário a possibilidade de transformar suas imagens em um ou mais documento PDF.

Um dos pontos positivos do PDFelement, que é sempre citado nos feedbacks dos usuários, é a interface do programa. Por ter como inspiração o Microsoft Office, em softwares como o Word, há uma sensação de similaridade, mesmo para aqueles que não conheciam o PDFelement anteriormente. Apesar de ser um programa pago, a empresa oferece um período de teste, que pode ser útil para converter JPG em PDF ou fazer outros tipos de edição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após baixar o PDFelement e fazer a instalação, basta abrir o programa para compor seu arquivo PDF com imagens JPG e PNG. Se você quiser converter somente um JPG em PDF, localize o menu superior do software, clique em “Início”, na sequência aperte o botão “Do Arquivo” (ou você pode clicar em “Criar PDF” na área inicial). Na janela que surge na tela, você deve selecionar o JPG ou PNG que deseja converter, que será apresentado no espaço de edição do programa. Então, é só salvar como PDF. Simples assim!

Imagem divulgação de PDFelement

Agora, se você quiser transformar várias imagens PNG e/ou JPG em PDF, o PDFelement também pode te ajudar. Para essa função, clique em “Início” e “Combinar PDF” (ou “Combinar Arquivos” no menu “Início”). Uma nova janela surgirá na tela, para que você aperte o botão “Adicionar Arquivos” e selecione todas as imagens que deseja transformar em um único documento PDF. Ao final, clique em “Próximo” e salve seu arquivo normalmente.

Lembre-se que o PDFelement é um programa bastante completo, que permite que o usuário faça outras edições. Assim, ao compor um documento, você será capaz de inserir textos, fazer marcações, colocar comentários, publicar uma assinatura, etc.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É possível converter PDF em JPG?

Converter JPG em PDF é um processo bem simples ao contar com um bom programa para realizar a função, mas será que é possível converter PDF em JPG, ou seja, fazer o caminho inverso? Tudo depende do software que você escolher utilizar. A sugestão do PDFelement não é à toa: o programa conta também com o recurso conversor de PDF para JPG.

Para converter PDF em JPG ou PNG, abra o PDFelement, clicando em “Processo em Lote” na tela inicial. Na janela que abre, aperte o botão “Adicionar ficheiros PDF aqui”, selecionando quais arquivos PDF você deseja transformar em JPG ou PNG. Depois, escolha o formato de saída (Output Format) para iniciar a conversão. Em alguns segundos, você terá suas imagens retiradas e salvas dos documentos PDF.

Imagem divulgação de PDFelement

Seja para converter PDF em JPG ou para converter JPG e PNG em PDF, extraindo dados desse tipo de documento, tudo fica mais prático com um software adequado. Vale conhecer mais sobre o PDFelement, disponível para Windows e Mac, com o período de teste que a marca disponibiliza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 








Você pode gostar