A missão de agregar valor à relação da empresa com sua equipe depende de inúmeros fatores, mas pensar em iniciativas que envolvam a oferta de benefícios corporativos é fundamental. Com a alta competitividade do mercado atualmente, programas de vantagens tendem a ser um critério até mesmo para um profissional de talentos optar por trabalhar em certa organização. Um bom exemplo é o plano de saúde para empresas.
Além disso, a gestão de benefícios influencia o clima organizacional. Afinal, times engajados se sentem melhor no ambiente de trabalho e performam melhor. Acompanhe a leitura e saiba mais!
Afinal, o que são benefícios corporativos?
Os benefícios para colaboradores, chamados de benefícios corporativos, são todas as contribuições que uma companhia dá aos profissionais para além do salário. Entram nessa definição os benefícios obrigatórios e aqueles que a organização oferece voluntariamente.
Os obrigatórios, pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), são as horas extras, férias remuneradas, aportes para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), 13º salário e por aí vai.
Há também os benefícios não-obrigatórios, com eles, cada negócio tem a possibilidade de se diferenciar e de demonstrar a preocupação com seu capital humano. Aqui, podemos citar o vale-alimentação, vale-refeição, vale-transporte, participação nos lucros e resultados, auxílio-creche e o plano de saúde empresarial.
A influência dos benefícios no clima organizacional
Os programas de benefícios para colaboradores têm forte influência sobre o ambiente corporativo. Isso porque há várias vantagens para o time, como:
- Engajamento;
- Melhora das relações interpessoais;
- Elevação dos índices de produtividade;
- Satisfação dos colaboradores;
- Redução do estresse;
- Promoção do bem-estar.
Saiba como escolher as melhores opções para o seu negócio
Em resumo, existem recomendações prioritárias para se considerar no momento de discutir e estabelecer benefícios corporativos. A primeira é analisar as tendências do mercado e ver a fundo os perfis/padrões de comportamento dos talentos da sua equipe.É preciso, também, alinhar com os gestores a verba disponível e pensar em propostas que se relacionem com a cultura organizacional. Aí, basta contratar os serviços, com uma corretora de saúde, se for o caso, e articular tudo o que for necessário para divulgar a novidade para a empresa.