Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Concursos & Carreiras

A importância do networking durante o Home Office

Entenda porquê fazer networking durante o Home Office é uma prática benéfica para sua carreira e saber como utilizá-la pode impulsionar seu nome no mercado. 

O que é networking? Aprenda a aplicá-lo durante o Home Office!

Descubra como é possível alavancar a sua carreira por meio do networking durante épocas de Home Office e quais as vantagens de aderir a essa prática. 

O networking é uma prática muito requisitada no campo de trabalho antes mesmo de ter sua explosão de interessados desencadeada pela pandemia do coronavírus. Mas, em 2020, por conta da drástica mudança de rotina, muitos não souberam por onde começar a aplicar essa estratégia.

Atualmente, ter um bom currículo não basta para adentrar no mercado de trabalho, ter um networking é uma boa opção para alavancar sua posição em uma determinada profissão.

Pensando nisso, nesse artigo iremos conversar sobre os seguintes tópicos:

  • O que é networking?
  • Qual a importância do networking?
  • Como o networking pode ser vantajoso para o Home Office?
  • Dicas para um bom networking.

O que é networking?

Networking é uma prática conhecida como rede de contatos e assim, é possível obter relações profissionais com alguma finalidade. Isso não significa que seja uma relação de interesse, mas sim uma via de mão dupla para aproveitar as vertentes do mercado de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É preciso saber diferenciar network e networking. Sendo assim, o network remete apenas a rede de contato, já o networking é a ação de cultivar esses contatos. Além disso, é possível trocar conhecimento com a sua rede.

Vale ressaltar que um dos principais pontos do networking é a construção da sua imagem, portanto, chamar alguém apenas quando precisa de algum favor é inviável para essa prática.

Qual a importância do networking?

Quem é visto, é lembrado! Nesse sentido torna-se importante para o Networking coletar seus melhores trabalhos e mostrar em suas redes sociais, como o LinkedIn, em espécie de portfólio.

A importância do networking não se restringe apenas em momentos de necessidades de recolocação no mercado, pode ser uma grande aliada para um ambiente de trabalho saudável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Possuir bons relacionamentos corporativos é vantajoso para a vida em sociedade das conexões, isso acontece porque atualmente, o salário é apenas um ponto para escolher uma empresa, candidatos observam também a harmonia entre pessoas que estão no local e consequentemente, uma qualidade de vida.

Como o networking pode ser vantajoso no Home Office?

Apesar de o networking ser considerada uma prática muito antiga e presente em nossas relações, durante a pandemia por meio da internet foi possível entender melhor como funciona a ação durante o Home Office.

Os escritórios virtuais tornaram-se tendências e devem permanecer, mesmo após a vacinação em massa. Então, para cultivar boas relações, mesmo que de forma virtual, seguem algumas dicas.

Planeje contatos semanais

Aproximar sua equipe, mesmo que de forma remota, é uma boa maneira de ampliar seu networking. Isso pode ser feito por meio de reuniões, capacitações internas e até mesmo happy hours virtuais. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tenha parceiros

Um bom ponto para fortalecer o networking dos colaboradores é possuir empresas parceiras no quadro. Sendo assim, ambos podem contribuir e colaborar para o crescimento pessoal e empresarial.

Faça eventos periódicos

Quando se trata de eventos virtuais, muitos já os ligam com a síndrome do Zoom, porém, sabendo realizar da maneira correta e de assuntos descontraídos, mas que abranjam para os colaboradores pode ser um diferencial para contribuir com o networking no Home Office.

Dicas para ter um bom networking

Se você ainda está na ansiedade e aguardando por dicas gerais de como construir um bom networking, acredito que com o conteúdo acima já tenha sido possível colecionar um bom brainstorming.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, não iremos te deixar na mão! Continue lendo esse artigo para pegar nossas dicas em primeira mão de como ter um bom networking.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mantenha suas redes sociais atualizadas

Apesar de parecer uma atitude óbvia, é muito importante durante o período de Home Office possuir seus perfis profissionais atualizados com seus cargos, cursos e conteúdos da sua área.

Aliás, é por meio delas que as pessoas irão te encontrar. Então, manter-se antenado e conectar-se com pessoas do seu ramo é um diferencial.

Estabeleça uma troca

Uma das maiores vantagens do networking é o fato de você poder ir diretamente ao assunto, sem muitos rodeios. Por isso, é importante manter a constância na procura por novas conexões nas redes.

Ademais, para isso acontecer é preciso deixar a timidez de lado para estabelecer um bom networking.

Foque na qualidade e não na quantidade

Em muitos casos, algumas pessoas acreditam que sair adicionando todo mundo no LinkedIn pode ser vantajoso para alavancar seu perfil, carreira e networking, quando na verdade, isso não é bom.

É válido ressaltar que é importante ter em sua rede pessoas do seu campo de atuação e que possam trocar informações com você, não apenas pessoas aleatórias de diversas vertentes.

Atualize seus contatos

Prender-se apenas aos contatos do presente pode ser um tiro no pé, então, é super válido recorrer a um professor antigo da Universidade, por exemplo. É favorável também participar de grupos novos de networking e não se manter apenas em um círculo de convívios.

Não seja ansioso

Apesar de eu ter certeza que após a leitura desse artigo você está querendo começar a praticar o networking, minha dica final é: muita calma! Para aderir a essa prática, deve-se ter constância e paciência todos os dias.

Relações do cotidiano são um networking, por isso, até mesmo uma ida na padaria pode ser vantajosa no momento. Isso pode demorar meses ou até mesmo anos, até ter uma boa estrutura de contatos.

Participe de eventos

Como já dito anteriormente, uma das maneiras mais fáceis de concretizar um networking é participar de eventos corporativos correlatos com sua área de atuação. Mesmo que de forma remota, congressos são ótimas opções, por exemplo.






Você pode gostar