A Indonésia informou hoje a morte de uma menina de 4 anos de gripe aviária na região de Java Ocidental, click mas desmentiu que a doença tenha sido a causa da morte, ontem, de outra de 10 anos, na ilha de Sumatra.
A menina de 4 anos, da província de Tanterang, morreu ontem num hospital da capital. As autoridades confirmaram que ela estava infectada com o vírus H5N1, a cepa mais mortífera, disse à Efe um porta-voz do Centro de Informação da Gripe Aviária.
No dia 14 de outubro, a vítima começou a sofrer sintomas como febre alta, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar. Depois de uma semana, foi internada no hospital, onde morreu dois dias depois. Foi a 89ª morte causada pela doença no país.
O segundo teste na menina que morreu também ontem na região de Riau deu resultado negativo. Assim, não se pode afirmar que ela morreu de gripe aviária, segundo a mesma fonte.
A Indonésia é a nação mais castigada pela epidemia da gripe aviária. A doença é endêmica nas ilhas de Java (a mais povoada do país), Sumatra e Bali, assim como na região sul das Célebes.