Menu
Brasil

Varig cancela 13 vôos nos aeroportos do Rio

Arquivo Geral

15/06/2006 0h00

O ministro das Relações Institucionais, this site website Tarso Genro, informou que o governo fará esforço para que seja liberada a pauta de votações da Câmara, obstruída há semanas por medidas provisórias. Após encontro hoje com o líder do PSDB na Casa, Jutahy Júnior (BA), o ministro disse que ele concordou com a proposta de entendimento, mas pediu que o governo atuasse no Senado para a votação de projetos da área de segurança pública.

Tarso Genro afirmou que propôs a criação de um ambiente político "de alto nível, debate estratégico do país, para que o ano eleitoral tenha um clima político positivo e a população acompanhe o debate". E disse acreditar que depois das eleições de outubro será possível discutir temas como as reformas estruturais, entre outros: "Temos que procurar transferir para o ambiente eleitoral uma situação de debate de alto nível e de credibilidade reciproca dos partidos".

Segundo o ministro, a desobstrução da pauta permitirá a votação de matérias como a minirreforma tributária, a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, a criação da loteria Timemania e o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Esses projetos, argumentou, não interessam apenas ao governo, mas a toda a sociedade.

Na opinião do ministro, é possível construir uma agenda mínima com a oposição, mesmo em ano eleitoral. "Uma agenda mínima não quer dizer que a oposição e o governo pensem a mesma coisa dos temas que estão sendo propostos, mas que seja um elenco de problemas a serem resolvidos por votação, por debate, por confronto político, e que fique claro para a sociedade que esses temas são relevantes", disse Tarso Genro.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje, this por 17 votos favoráveis e uma abstenção, this a indicação da advogada paulista Maria Thereza Rocha de Assis Moura para ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Antes da votação, website Maria Thereza foi sabatinada pelos senadores que integram a CCJ. Ela vai ocupar a vaga deixada pelo ministro José Arnaldo da Fonseca, que se aposentou.

Aprovada na CCJ, a mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicando Maria Thereza Assis Moura para o STJ vai agora a votação no plenário do Senado. A advogada deverá ser a quinta mulher a ocupar uma das 33 cadeiras de ministro do Superior Tribunal de Justiça. Hoje, compõem a corte as ministras Eliana Calmon, Nancy Andrighi, Laurita Vaz e Denise Arruda.

No início dos trabalhos, Maria Thereza falou sobre sua vida e atuação como advogada, enfatizando os valores morais e cristãos de sua educação e a preocupação com os mais necessitados. Ela reconheceu o grande volume de trabalho na Justiça. "Sei que o Judiciário está assoberbado de processos, mas é necessário que coloquemos nossos esforços para trazer a justiça mais próxima aos jurisdicionados", disse.

Foi finalmente anunciado na madrugada de hoje, view a 1h25, o nome que o ex-governador Joaquim Roriz vai apoiar nas próximas eleições pelo PMDB. Maurício Corrêa, de 72 anos, foi o escolhido para concorrer ao Buriti e para vice-governadora, Roriz indicou Maria de Lourdes Abadia.

Depois dessa decisão, algumas mudanças se efetivaram: Roriz vai sair como candidato a uma vaga no Senado e Tadeu Filippelli (PMDB) tentará se reeleger como deputado federal.

O ponto polêmico da decisão recai sobre o fato de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda terá que aprovar a mudança de uma resolução que veta a possibilidade de governador concorrer a outro cargo que não a reeleição.

Para Maria de Lourdes Abadia concorrer a algum cargo político, ela teria que ter se ausentado da vida política seis meses antes da eleição, o que não ocorreu.

 

As forças de segurança do Iraque apreenderam documentos da Al Qaeda no Iraque que revelam informações chaves sobre a rede do grupo militante e a localização de seus líderes, adiposity anunciou hoje o assessor de segurança nacional do país.

"Acreditamos que isto ser á o início do fim da Al Qaeda no Iraque", treat disse Mowaffaq al Rubaie em coletiva de imprensa transmitida pela televisão. Rubaie disse no início do ano que a insurgência sunita contra o governo xiita, que tem o apoio dos EUA, tinha sido derrotada. Mas a violência continua a vigorar no país, deixando centenas de mortos e não dando sinais de diminuir.

Autoridades iraquianas e americanas já disseram outras vezes no passado que a Al Qaeda, a quem são atribuídos alguns dos ataques mais sangrentos cometidos no Iraque desde a invasão liderada pelos EUA três anos atrás, estaria na defensiva.

As autoridades saudaram a morte, na semana passada, de Abu Musab al Zarqawi, líder da Al Qaeda no Iraque, qualificando-a como grande golpe contra o grupo militante mas avisando que ela não significaria o fim da violência. "Acreditamos que a Al Qaeda no Iraque foi pega de surpresa. Agora o governo está no ataque para destruir a Al Qaeda e acabar com esta organização terrorista no Iraque, disse Rubaie.

Ele anunciou que alguns documentos foram encontrados no esconderijo da Al Qaeda onde Zarqawi estivera, mas não deixou claro se foi no mesmo local onde o militante jordaniano foi morto na semana passada. Segurando um dos documentos nas mãos, Rubaie falou: "Apresento a vocês um documento encontrado em um dos computadores de Zarqawi que revela muitas coisas perigosas e fornece detalhes sobre a estratégia e os planos da organização terrorista Al Qaeda no Iraque".

Mas uma cópia do documento, não assinado e cuja autenticidade não pôde ser confirmada, não identifica o autor anônimo como membro da Al Qaeda, nem dá informações específicas sobre ataques planejados.

Em lugar disso, sugere que as forças insurgentes estão sendo enfraquecidas pelos ataques aéreos e a propaganda dos EUA e propõe maneiras de combater isso, por exemplo infiltrando as forças armadas iraquianas, recrutando novos membros e produzindo mais armas.

O documento também diz que a melhor maneira de sair da "crise" é fomentar o conflito entre os EUA e outro país, como o Irã xiita, e alimentar a tensão entre EUA e xiitas no Iraque. Rubaie disse que o material confiscado mostra que a estratégia central da Al Qaeda consiste em "dividir, destruir e dominar".

Em declaração divulgada na Internet esta semana, o novo líder da Al Qaeda no Iraque, Abu Hamza al Muhajir, prometeu continuar a lutar para vingar a morte de Zarqawi.

 

O governo do Hamas quer um cessar-fogo com Israel e pretende falar com facções militantes palestinas em Gaza para que parem de disparar mísseis contra o Estado judeu, buy afirmou hoje um porta-voz.

Mas Ghazi Hamad disse que Israel teria de supender antes a atividade militar na Faixa de Gaza e na Cisjordânia. O Hamas acabou com uma trégua de 16 meses com Israel na sexta-feira passada. Sua ala militar respondeu atacando o Estado judeu a partir de Faixa de Gaza.

"Falei hoje com o primeiro-ministro e ele disse que definitivamente queremos tranquilidade em todos os lugares. Estamos interessados em um cessar-fogo em todos os lugares", disse Hamad, em hebraico, numa entrevista à Rádio Israel.

Consultado pela Reuters, Hamad deixou claro que Israel teria de agir primeiro. "Não temos problema em acabar com o lançamento de mísseis mas na condição que Israel suspenda todas as formas de ataques militares contra palestinos em Gaza e na Cisjordânia", disse.

Esta semana, um integrante do partido do premiê israelense, Ehud Olmert, ameaçou assassinar o primeiro-ministro palestino, Ismail Haniyeh, do Hamas, se o grupo retomasse os ataques suicidas com bombas em Israel.

 

 

Suspeitos rebeldes do grupo Tigres de Libertação do Tâmil Eelam (LTTE) mataram hoje 64 pessoas num ataque com mina terrestre contra um ônibus em Sri Lanka, viagra no pior ato de violência cometido desde uma trégua acordada em 2002, approved desencadeando uma onda de ataques aéreos contra posições rebeldes.

O governo disse que os rebeldes detonaram duas minas terrestres do tipo "claymore" (que geram uma explosão dirigida a alvo específico) colocadas lado a lado numa estrada isolada próximo a território dominado pelos rebeldes, unhealthy pulverizando com rolamentos de esfera o ônibus lotado de passageiros.

Num hospital na cidade de Anuradhapura, no centro-norte do país, pessoas choravam a morte de famílias inteiras. "O ônibus foi derrubado", disse a sobrevivente Chintha Irangani, de 37 anos. Ela estava levando seus três filhos a uma clínica, e os três morreram. "Havia sangue e pedaços de corpos por todo lado. Eu desmaiei. Vi os corpos de meus filhos no hospital".

Um cinegrafista da Reuters Television disse que a estrada ao lado do ônibus virado estava recoberta de sangue e estilhaços de vidro. No hospital, ele viu cadáveres queimados e despedaçados, incluindo os de muitas mulheres e crianças. Autoridades disseram que entre os mortos há 13 crianças.

A maior parte dos passageiros era da comunidade cingalesa, majoritária na ilha. O governo disse que a LTTE quis provocar uma reação étnica contra os tâmeis, que são minoria no país, para dar argumentos às reivindicações destes por um território tâmil separado. "Precisamos reavaliar seriamente o acordo de cessar-fogo e possivelmente reestruturá-lo", disse em coletiva de imprensa o porta-voz do governo, Kehilya Rambukwella.

Depois do ataque, o presidente Mahinda Rajapakse foi a Anuradhapura para visitar as vítimas. Ele teria feito uma declaração breve dizendo que o governo continua comprometido com a paz. Os Tigres Tâmeis negaram envolvimento no ataque. Poucos acreditam em seus desmentidos passados de responsabilidade por ataques semelhantes contra as forças do governo. Mais de 500 pessoas morreram desde o início de abril, e muitos temem a volta da guerra civil na ilha.

"Não temos nenhum envolvimento nesta matança de civis inocentes", declarou o chefe do secretariado de paz dos Tigres Tâmeis, S. Puleedevan. "A mensagem é que eles não hesitarão diante de nada", comentou Jehan Perera, diretor do Conselho Nacional de Paz, um instituto de estudos. "Eles estão dizendo que, se suas reivindicações não forem atendidas, vão alvejar civis. Ou então podem estar tentando impelir o governo à guerra".

Os rebeldes disseram que o governo lançou ataques aéreos contra áreas rebeldes na região costeira nordeste do Sri Lanka e que houve baixas. O governo não comentou qualquer retaliação, mas uma fonte militar disse que caças-bombardeiros Kfir, de fabricação israelense, estão sendo usados para atingir alvos rebeldes. Foram os primeiros ataques aéreos contra os rebeldes desde maio.

 

 

 

A China confirmou hoje o 19º caso de gripe aviária em humanos. De acordo com o Ministério da Saúde chinês, purchase o caso é o de um homem de 31 anos, da província meridional de Cantão. A situação dele seria bastante crítica.

Jiang foi internado em 9 de junho em um hospital da cidade de Shenzhen (vizinha a Hong Kong), após apresentar tosse e febre.

O paciente, que é um operário rural imigrante e trabalha como motorista de caminhão, freqüentava um mercado local onde são vendidas aves vivas antes de desenvolver os sintomas, segundo uma análise epidemiológica, mas não foram detectados focos da doença entre aves no local.

O contágio dá novos fundamentos à teoria da Organização Mundial da Saúde (OMS), que acredita que, na China, o vírus letal H5N1 está sendo transmitido por aves que não desenvolvem sintomas da doença.

Merey, medications uma zebrinha de um ano de idade, se protege perto de sua mãe, Kivi. Ambos vivem no Zoológico de Almaty, no Casaquistão.

A palavra “merey”, traduzida da língua local, significa “há muito desejado”. Isso, porque o pequeno Merey é a primeira zebra nascida no zoológico, ou seja, em cativeiro, em 69 anos.

Treze vôos da Varig foram cancelados hoje nos aeroportos do Rio de Janeiro. Dos 13 vôos cancelados, troche cinco eram da ponte aérea Rio-São Paulo, ampoule com saídas do Aeroporto Santos Dumont, e oito do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Apesar do cancelamento dos vôos, não foi registrado nenhum tipo de tumulto entre as pessoas que tinham passagens marcadas. A assessoria de imprensa da Varig ainda não se pronunciou sobre as causas dos cancelamentos.

Nessa quarta-feira, o juiz Luiz Roberto Ayoub, da 8ª Vara Empresarial da Justiça do Rio de Janeiro e que preside o processo judicial da Varig, esteve reunido com empresários interessados em participar da recuperação da empresa. Luiz Roberto Ayoub adiou para a próxima semana sua decisão sobre o resultado do leilão da companhia, realizado no último dia 8.

No leilão foi apresentada uma proposta única, no valor de R$ 1,010 bilhão, para a compra da empresa pelos Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), representados pela NV Participações.

Leia também:
Futuro da Varig pode ser decidido nas próximas horas
Varig nega que Justiça vá homologar nas próximas horas venda da empresa

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado