A etapa da categoria carros do Rally dos Sertões, disputada entre Alto Parnaíba (MA) e Corrente (PI), teve um dia atípico neste domingo. Com apenas 21 carros no grid, quem se deu melhor foram as duplas que já estavam bem colocadas na classificação geral. Na quinta-feira, data da largada, 52 veículos estavam em ação.
Sem a concorrência de diversos favoritos, Reinaldo Varela e Marcos Macedo venceram a especial deste domingo. A bordo de um Mitsubishi, eles percorreram os 266 quilômetros cronometrados com o tempo de 2h39min19.
João Franciosi e Rafael Capoani ficaram em segundo (a 2min09), e Riamburgo Ximenes e Flávio Marinho acabaram em terceiro (a 5min51). Por coincidência, os três mais rápidos são os três primeiros colocados no acumulado dos tempos. E exatamente nesta ordem. "A especial de hoje foi muito gostosa", comemorou Varela, com um largo sorriso. "Andamos acelerando o tempo todo, com cuidado para não detonar o carro, já que a pista era estreita. O objetivo agora é segurar a ponta na geral", admitiu o piloto paulista. Franciosi também reconheceu que pilotou com cautela.
Os pilotos Guilherme Spinelli, Klever Kolberg, Ingo Hoffmann, Maurício Neves, Felipe Bibas e Paulo Nobre deram adeus ao Rally dos Sertões depois de complicações com o carro no sábado, na especial no Jalapão. Neste domingo, a dupla Marlon Koerich e Josiane Koerich aumentou a lista de abandonos, por problemas elétricos.
Quem cruzou a linha de chegada teve motivos para fazer festa. "O carro estava bastante desgastado em razão da prova de ontem (sábado), por isso nossa direção foi mais cautelosa", justificou Edu Piano, que corre ao lado de Rogério Almeida, e defende o título obtido em 2005 – eles ficaram em 16º.
Diante de tantos desfalques, Varela e Macedo mantiveram a ponta na classificação geral. Eles somam o tempo de 15h39min19 após quatro etapas. Franciosi é o vice-líder (a 7min30), Ximenes está em terceiro (a 33min46), Marcos Baumgart em quarto (a 1h02min54) e Reinaldo Iglesias em quinto (a 1h38min58).
Confira os resultados do quarto dia nos carros:
1) Reinaldo Varela e Marcos Macedo – 2h39min19
2) João Franciosi e Rafael Capoani – a 2min09
3) Riamburgo Ximenes e Flávio Marinho – a 5min51
4) Paulo César Bertolini e Vanderlei Costa – a 7min14
5) Marcos Baumgart e Alberto Andreotti – a 11min45
E a classificação geral após quatro etapas:
1) Reinaldo Varela e Marcos Macedo – 15h39min19
2) João Franciosi e Rafael Capoani – a 7min30
3) Riamburgo Ximenes e Flávio Marinho – a 33min46
4) Marcos Baumgart e Alberto Andreotti – a 1h02min54
5) Reinaldo Iglesias e Daniel Souza – a 1h38min58