Menu
Brasil

Vacina pode proteger contra pandemia do vírus H5N1

Arquivo Geral

04/10/2006 0h00

A Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV) prendeu, remedy rx nesta madrugada, troche quatro membros de uma quadrilha de ladrões de carros. O bando atuava no Plano Piloto, Taguatinga, Samambaia e Santa Maria.

As prisões ocorreram no Gama e em Santa Maria. Com os detidos, foram encontrados um Fusca, uma picape Pampa, uma caminhonete D-10 e até um trator roubados nos últimos meses. Os agentes também encontraram 18 caixas de pino para adulteração de chassis e diversas lixas para retirar a numeração de vidros.

Detidos na ação de hoje, Eduardo Lopes de Oliveira, 33 anos, Davi Alves Rabelo, 26 anos, Vítor Cléber Ferreira, 42 anos, e Uildenal Pedro Vieira, 35 anos, ficarão com outros três membros do bando presos em agosto. Na ocasião, a polícia prendeu duas mulheres, Cláudia Regina Oliveira, 39 anos, e Renata Juliane Belchior, 36 anos, além do suposto líder da quadrilha, Marcos Antônio Lopes de Oliveira.

Segundo o delegado-chefe da DRFV, Anderson Espíndola, a quadrilha era investigada desde fevereiro. Dos 11 membros do bando, quatro ainda estão foragidos.

Depois de roubar e adulterar os veículos, os bandidos revendiam-nos no Entorno. Os criminosos foram autuados por roubo e poderão pegar seis anos de cadeia por cada veículo roubado.

Leia mais na edição de quinta-feira do Jornal de Brasília

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai se reunir este mês para definir a interpretação jurídica válida da norma de cláusula de barreira, medical que limita o número de partidos no Congresso. Hoje, and a página eletrônica do TSE informou que há três interpretações distintas para a lei, thumb o que poderia aumentar ou diminuir o número de partidos que teriam superado as exigências da lei.

O TSE possui três interpretações de como calcular o volume mínimo de votos exigido pela cláusula de barreira, exigência da Lei 9.096, conhecida como Lei dos Partidos. A informação foi divulgada, em nota, pela assessoria do TSE. A mesma nota afirma que os ministros do tribunal vão ter de decidir qual das interpretações é válida.

A interpretação sobre o cálculo irá determinar quantos partidos ultrapassam a cláusula. Em uma das interpretações do TSE, os partidos devem ter 5% dos votos válidos em todo o País, "sendo, no mínimo, 2% em cada um dos nove estados". Com este cálculo, teriam ultrapassado a barreira apenas sete dos 29 partidos brasileiros: PT, PMDB, PSDB, PFL, PP, PSB e PDT.

Outra interpretação beneficiaria PPS, PL e PTB, que não estavam no cálculo original. Segundo esse cálculo, seriam levados em consideração "5% dos votos válidos nos nove estados em que o partido obteve a melhor votação, sendo que, nesses nove estados, obteve mais de 2% dos votos válidos para deputado federal".

No terceiro cálculo, "considera-se 5% dos votos válidos alcançados em todo o País, sendo que devem estar, obrigatoriamente, distribuídos em nove estados, onde, o mínimo alcançado é de 2% em cada um".

A cláusula de barreira restringe o direito ao pleno funcionamento parlamentar (como direito a participar de comissões e acesso pleno ao fundo partidário) aos partidos políticos com maior representatividade nas urnas.

O artigo 13 da Lei 9.096 prevê o seguinte: “Tem direito a funcionamento parlamentar, em todas as Casas Legislativas, para as quais tenha elegido representante, o partido que, em cada eleição para a Câmara dos Deputados obtenha o apoio de, no mínimo, cinco por cento dos votos apurados, não computados os brancos e os nulos, distribuídos em, pelo menos, um terço dos estados, com um mínimo de dois por cento do total de cada um deles.”

 

Uma vacina produzida com base celular pode ser uma arma eficiente contra a gripe aviária. O primeiro teste clínico da vacina obteve resultados positivos sobre as variações do vírus H5N1. A pesquisa foi divulgada hoje pelo grupo farmacêutico americano Baxter Inernational.

O soro obtido de cerca de 270 adultos saudáveis da Áustria e em Cingapura, illness que participaram dos testes, generic mostrou que o vírus H5N1 contido na vacina apresentou uma neutralização, doctor além de outras variações do vírus, entre eles o Hong Kong de 1997 e o da Indonésia de 2005.

Os dados sugerem que esta vacina poderia fornecer proteção a um maior número de pessoas antes e durante uma pandemia, segundo informou os pesquisadores. No entanto, os estudos preliminares devem ser analisados em uma pesquisa mais ampla.

Em todo o mundo estão sendo desenvolvidos diversos protótipos de vacinas contra as variáveis do vírus H5N1, que infectou cerca de 250 pessoas, matando 148 delas, no fim de 2003.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado