Menu
Brasil

Vacas da <i>CowParade</i> tomam ruas e praias do Rio de Janeiro

Arquivo Geral

04/10/2007 0h00

Após fazerem fama pelo mundo todo, viagra 60mg as esculturas de vacas da “CowParade” tomaram as ruas e praias do Rio de Janeiro na última quarta-feira, e permanecerão na cidade até o dia 26 de novembro. Após ficarem expostas nas ruas de metrópoles como Nova York e Paris, as vaquinhas pastarão à vontade pelas praias de Ipanema e Copacabana, além de aeroportos, shoppings e edifícios históricos do Rio de Janeiro.

A cidade abriga um total de cem vacas feitas de fibra de vidro e pintadas de forma original, que no Rio de Janeiro receberam o nome de “Cowriocas”. As vaquinhas foram patrocinadas por diferentes empresas que apoiaram artistas plásticos e desenhistas de renome, além de jovens talentos locais.

A gerente geral de Marketing da OI – que patrocina 37 esculturas -, Flavia da Justa, disse que a exposição de arte urbana, uma das maiores já vistas no Brasil, é “um presente para o Rio de Janeiro”.

Para ela, a importância do evento está na “capacidade de levar a arte às ruas e democratizá-la”, em uma cidade como o Rio, na qual as pessoas desfrutam do espaço urbano.

Além disso, a gerente destacou a “grande criatividade dos artistas” em idealizar esculturas que interagem com o mobiliário urbano da cidade.

Entre os modelos peculiares que podem ser vistos nas ruas do Rio de Janeiro estão a vaca “Paraíso Tropical”, inspirada na última novela das oito, e a “Cowpacabana”, com desenhos do calçadão da praia mais famosa do Rio de Janeiro.

Na praia de Copacabana foi instalada uma vaca que reproduz a pose da célebre estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade. Também há uma crítica à violência da cidade, com a vaca “Bala Perdida”. Após a exposição ao ar livre, as esculturas serão leiloadas, em 11 de dezembro, e os lucros serão revertidos para um projeto social da Prefeitura do Rio de Janeiro.

A idéia de usar as vacas como arte e, ao mesmo tempo, arrecadar fundos para instituições beneficentes começou em 1998, em Zurique (Suíça). Desde então, a exposição já percorreu diversos países. Com nove anos de existência, a “CowParade” já passou por 37 cidades do mundo todo, e foi vista por mais de cem milhões de pessoas.


No Brasil, as esculturas já passaram por Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado