O Uruguai será o adversário do Brasil na disputa por uma vaga na decisão do Campeonato Sul-Americano Feminino de Vôlei, que está sendo disputado no Chile. As uruguaias se classificaram graças à vitória do Peru sobre o Chile por 3 a 0, parciais de 25/16, 25/19 e 25/12.
Com p resultado, o Peru ficou em primeiro lugar no Grupo B e o Uruguai, que havia vencido o Paraguai, ficou em segundo. No grupo A, a Venezuela derrotou a Colômbia por 3 a 0 (25/13, 25/21 e 25/22) e ficou em segundo lugar, atrás do Brasil. Nas semifinais, vai enfrentar o Peru.
As próximas partidas serão realizadas neste sábado, no ginásio Víctor Jara. Brasil e Uruguai se enfrentam às 20h (de Brasília). Antes, às 18h, Peru e Venezuela jogam a outra semifinal. Quatro equipes disputarão do quinto ao oitavo lugar: Argentina x Paraguai e Chile x Colômbia.
“O time uruguaio tem duas jogadoras irmãs que jogam bem. É uma equipe jovem e das que vi jogar neste Sul-Americano talvez seja a que mais jogue pelo meio. Teremos que ter atenção especial a isto”, ressalta o técnico José Roberto Guimarães.
O Brasil detém 14 títulos da competição e foi campeão nas últimas seis edições. A equipe que subir ao lugar mais alto do pódio estará garantida na Copa do Mundo, que será disputada em novembro no Japão e distribuirá três vagas aos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.
O time que ficar com a medalha de prata neste Sul-Americano também poderá garantir um lugar na Copa do Mundo. Além dos cinco campeões continentais, os quatro vice-campeões mais bem colocados no ranking da Federação Internacional de Volleyball também participarão da competição japonesa.