Um sistema informatizado para gestão de tecnologia em saúde desenvolvido pelos pesquisadores do Centro de Engenharia Biomédica (CEB) da Universidade de Campinas (Unicamp) ajudará os hospitais na complexa tarefa de administrar as tecnologias instaladas. O programa engloba um inventário padronizado de equipamentos odonto-médico-hospitalares, como fluxos de manutenções e ciclo de vida dos equipamentos, processos de aquisição de equipamentos, peças, serviços, contratos e outros fluxos, informa o portal da universidade paulista.
O programa de computador, intitulado GETS (Gerenciamento de Tecnologia para Saúde), foi registrado em 2013 com o auxílio da Agência de Inovação Inova Unicamp e licenciado para o Hospital Municipal Doutor Mário Gatti no mesmo ano. Segundo o professor José Wilson Magalhães Bassani, um dos integrantes da equipe que desenvolveu o software, o Brasil não tem condições de gerenciar adequadamente a tecnologia instalada nos estabelecimentos assistenciais de saúde da rede pública.
“Não é possível, nas condições atuais, responder exatamente e de forma rápida onde estão, quantos são e quais as condições de funcionamento dos equipamentos instalados nos hospitais da rede pública. Nossa solução, portanto, foi criar um sistema que inclua a padronização de nomenclatura e de ações executadas pelas equipes que cuidam da tecnologia”, explicou.
O GETS é baseado em uma estrutura matemática que possibilita a criação de novos indicadores de produção, de custo e de acompanhamento, bem como o levantamento de alertas sobre comportamento inadequado de equipamentos individuais, grupos de equipamentos e setores do estabelecimento. De acordo com Bassani, o sistema foi e vem sendo financiado pelo Ministério da Saúde. “A princípio essa tecnologia interessa aos mais de 10 mil estabelecimentos de saúde na rede pública do País”, afirmou. A ideia é que o GETS seja instalado como licença gratuita nos estabelecimentos públicos de saúde mediante convênio com a Unicamp.
AE