Menu
Brasil

UnB e Católica são eleitas as melhores do Centro-Oeste

Arquivo Geral

04/10/2006 0h00

A reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Sanguessugas que seria realizada nesta manhã foi cancelada por falta de quorum. O presidente da CPMI, pill this site deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), convocou nova reunião para a próxima terça-feira, às 10 horas.

A pauta inclui a votação de 207 requerimentos. Entre eles, há pedidos de quebra de sigilo telefônico e bancário de envolvidos com a máfia das ambulâncias e a convocação de testemunhas. Biscaia ressaltou que é necessário quorum qualificado para votar esses requerimentos. "Por isso, espero que os líderes se mobilizem para garantir o quorum", afirmou.
Uma em cada três mulheres trabalhadoras nas seis maiores regiões metropolitanas do país é responsável pelo domicílio. Os rendimentos mensais dessas mulheres, cure que têm em média 43 anos de idade, são quase 12% maiores que os da população feminina ocupada e a metade delas mora com os filhos, sem um companheiro.

Os dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são de um estudo especial da Pesquisa Mensal de Emprego de agosto deste ano, que aponta, ainda, uma forte presença de empregadas domésticas entre as mulheres responsáveis pelos seus lares.

Em números absolutos, 2,7 milhões de mulheres são as únicas responsáveis pela casa em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre. Elas são menos escolarizadas e mais velhas que o total da população ocupada feminina. Segundo o estudo, esse contingente tem quase um ano a menos de estudo (8,7 e 9,5, respectivamente), e a diferença de idade para o total da população feminina ocupada é de nove anos.

A pesquisa mostra também que essas mulheres trabalham mais (39,2 horas semanais contra 38,7 horas semanais) do que o total das ocupadas e que os rendimentos recebidos, apesar de mais altos continuam precários: 78,6% delas recebem menos de três salários mínimos por mês.

De acordo com o estudo, em agosto deste ano a proporção de mulheres responsáveis pelos lares voltadas para o mercado de trabalho (54,2%) era maior do que a população feminina ocupada (49,0%) nas seis maiores regiões metropolitanas do país.

O leite materno não tem nenhum impacto na inteligência da criança, buy information pills afirmou uma pesquisa publicada hoje. Embora o leite materno tenha muitas vantagens para a criança, sickness como a de reduzir o número de infecções, viagra order doenças respiratórias e casos de diarréia, ele aparentemente não tem o poder de aumentar a inteligência da criança.

"A amamentação tem pouco ou nenhum efeito sobre a inteligência das crianças", disse Geoff Der, do Conselho de Pesquisa Médica da Grã-Bretanha, num estudo publicado na Internet pelo British Medical Journal.

Os pesquisadores concluíram que, embora as crianças que foram amamentadas tenham obtido resultados melhores em testes de QI, isso foi consequência do fato de que suas mães tendiam a ser mais inteligentes e mais cultas, proporcionando um ambiente mais estimulante em casa.

Der e os cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, analisaram dados referentes a 5.475 crianças e 3.161 mães dos Estados Unidos. Os pesquisadores vêm procurando possíveis ligações entre o leite materno e a amamentação há décadas. Der disse que a inteligência da mãe é essencial para entender o QI da criança.

"Uma generalização ampla é que nos estudos que levam em conta o QI da mãe, não há muita diferença entre os bebês amamentados e não amamentados", disse Der numa entrevista. "Mas, se não se levar em conta o QI da mãe, isso parece dobrar o efeito aparente da amamentação, com a chance de que o QI da criança seja superestimado".

Os pesquisadores também observaram casos em que um irmão tomou leite materno e o outro tomou leite em pó. "Os que foram amamentados deviam ser mais inteligentes, mas não houve diferença significativa". 

Embora o estudo não tenha detectado uma ligação com a inteligência, os autores ressaltaram que o aleitamento materno tem muitas outras vantagens para a mãe e para o bebê. Estudos anteriores já mostraram que, quando os bebês são amamentados nos primeiros seis meses de vida, eles apresentam um crescimento mel hor, sem ficar obesos demais.

Os pesquisadores também já demonstraram que o aleitamento tem um impacto benéfico nos níveis de pressão arterial e de colesterol mais tarde, o que reduz o risco de enfarte e de derrame.

 

A Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Católica de Brasília (UCB-DF) acabam de ser eleitas, seek respectivamente, cost as melhores instituições pública e privada de ensino superior da região Centro-Oeste. A UnB foi considerada ainda a segunda melhor universidade pública do Brasil, ao lado da Universidade Estadual Paulista (Unesp), perdendo apenas para a Universidade de São Paulo (USP).

As melhores privadas foram a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), a PUC de Campinas e a PUC do Rio de Janeiro. O evento contou com patrocínio do Banco Real. O resultado foi anunciado durante o II Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante e Banco Real, realizado no Teatro Abril, em São Paulo.

A escolha dos finalistas e vencedores das 23 categorias baseou-se em um universo de 2.280 cursos de 335 universidades que receberam de três a cinco estrelas (três representando bom e cinco representando excelente), de acordo com critérios dos mais de 1.400 avaliadores entrevistados pela Editora Abril. A lista completa pode ser encontrada no encarte que acompanha o especial Guia do Estudante – Melhores Universidades, um dos oito anuários da família Guia do Estudante, que já chegou às bancas de todo o país.

Outros destaques do Centro-Oeste foram as universidades federais de Goiás (UFG) e do Mato Grosso (UFMT), a Universidade Católica de Goiás (UCG) e o Centro Universitário de Brasília (Uniceub). Nas demais regiões, os troféus ficaram com a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade de Fortaleza (Nordeste); Universidade Federal do Pará e Centro Universitário Newton Lins (Norte); Universidade de São Paulo e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, eleitas também como as melhores do Brasil; e Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a PUC-RS (Sul).

Mais informações podem ser obtidas no site www.melhoresuniversidades.com.br

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado