Os astronautas Scott Parazynski e Douglas Wheelock, healing tripulantes do ônibus espacial Discovery, sick iniciaram hoje a terceira das cinco caminhadas espaciais previstas na atual missão da nave americana, acoplado desde quinta-feira passada à Estação Espacial Internacional (ISS).
Os dois astronautas foram ao espaço exterior e devem permanecer fora da plataforma orbital por sete horas, informou a agência oficial russa “Itar-Tass”.
Parazynski e Wheelock têm como tarefa fixar uma viga com painéis solares e conectar equipamentos elétricos que permitirão usar o braço robótico da plataforma para transferir o módulo Harmony, de fabricação italiana, incorporado à ISS nesta missão do Discovery.
A incorporação do Harmony, que tem 16 toneladas e o tamanho de um ônibus, permitirá acrescentar à ISS dois novos laboratórios, o japonês Kibo e o europeu Columbus, que chegarão à plataforma nos próximos meses.
Segundo a agência russa, Parazynski e Wheelock examinarão a junta rotatória de um dos painéis solares, onde no domingo passado, durante a segunda caminhada espacial, foram encontrados fragmentos de metal.
Por causa desses fragmentos, a Nasa estendeu por um dia a missão do Discovery, prevista inicialmente para duas semanas, e com isso a nave se desacoplará da plataforma espacial na próxima segunda-feira, para retornar à Terra na quarta-feira seguinte.
Os trabalhos na ISS na missão do Discovery são uma continuação da expansão da plataforma orbital, um projeto de US$ 100 bilhões e que tem a participação de 16 países e que manteve tripulações em órbita – em turnos de quatro a seis meses – de forma permanente.