Menu
Brasil

Tripulação prepara o retorno do Discovery à Terra

Arquivo Geral

07/11/2007 0h00

A tripulação do ônibus espacial Discovery finalizou hoje todos os preparativos para a aterrissagem da nave, see marcada para esta quarta-feira às 16h02 (de Brasília), advice no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida, Estados Unidos).

As previsões meteorológicas, segundo informou hoje a Nasa, são boas. Mas uma frente fria deve passar pela região no fim da tarde.

Graças ao bom tempo, a Nasa explicou que não estuda alternativas para a aterrissagem. A Base Aérea de Edwards, no estado da Califórnia, e a pista de White Sands, no Novo México, já foram utilizadas em outras ocasiões.

Os sete astronautas do Discovery abandonaram a Estação Espacial Internacional (ISS) na manhã de segunda-feira, após 16 dias de operações. Hoje, os tripulantes repassaram os sistemas de controle, revisaram os motores e guardaram todas as ferramentas.

“Esta foi uma missão única e não poderia estar mais feliz por ter feito parte dela”, disse hoje Scott Parazynski, que esteve nas quatro caminhadas espaciais executadas durante a missão.

“Foi uma proeza digna de admiração”, ressaltou Stéphanie Wilson.

Ao longo da missão os astronautas recolocaram uma das vigas que sustentam os painéis solares, de 17 toneladas. Além disso, instalaram o módulo de fabricação italiana Harmony, que permitirá a instalação de mais dois laboratórios no futuro. Foi a primeira sala nova da ISS em seis anos.

Na quarta e última caminhada, os astronautas consertaram painéis solares que haviam se rasgado. Se Parazynski não tivesse sido bem sucedido nesta tarefa, os planos de ampliação da ISS teriam corrido perigo, devido à falta de energia.

Os planos da Nasa são de completar a ISS em 2010.

Na descida, o Discovery deve sobrevoar os Estados Unidos até chegar a Cabo Canaveral. Nenhuma nave faz essa trajetória desde o desastre do Colúmbia, que em 2003 se desintegrou quando retornava à Flórida, devido a uma série de problemas em sua proteção térmica.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado