A operação policial realizada hoje na Vila cruzeiro, page no conjunto de favelas do Alemão, unhealthy mobilizou 400 policiais de diversos batalhões da Polícia Militar e do Bope, capsule e 300 policiais civis. O objetivo da operação é apreender armas e drogas e cumprir mandados de prisão.
Duas pessoas foram baleadas. Vanderson Cleiton Martins de Souza, 25 anos, foi atingido na barriga quando chegava em casa. Cléber da Silva Duarte, 18 anos, foi atingido por um tiro de raspão no rosto. Ambos foram socorridos e encontram-se em observação no Hospital Getúlio Vargas, na Vila da Penha.
De acordo com o 16º Batalhão de Polícia Militar, em Olaria, traficantes da Vila Cruzeiro renderam o motorista e o cobrador de um ônibus que trafegava próximo a um dos acessos à favela, na Rua Professor Francisco, e atearam fogo no veículo no interior da favela para dificultar o acesso e a ação dos policiais.
O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) interditou a Avenida Nossa Senhora da Penha para garantir a segurança de motoristas e pedestres que costumam trafegar pela região. O comércio no local é intenso.
O subsecretário de Planejamento e Integração Operacional, Roberto Sá, acompanha de perto a ação da polícia, e até o momento não há informações sobre prisões e apreensões.