A juíza Jane Franco Martins Bertolini Serra, da 40ª Vara de Fazenda de São Paulo, condenou a Telefônica a seus clientes em R$ 60 milhões por falhas que afetaram seus serviços entre 2004 e 2008.
A companhia foi multada por falhas nos serviços de telefonia, internet de banda larga, televisão por assinatura e atendimento ao cliente no momento de reclamações.
A sentença é do dia 12 de abril, mas foi publicada hoje oficialmente.
A decisão foi resultado de uma ação civil interposta pelo Ministério Público Estadual em fevereiro de 2009 e que pedia uma indenização de R$ 1 bilhão.
O Ministério Público comunicou que estuda entrar com um recurso para aumentar o valor da indenização com base no lucro da Telefônica e nas mais de 18 mil ações judiciais apresentadas por clientes da empresa.
A Telefônica anunciou em comunicado que recorrerá da decisão.