Um dos candidatos ao título desta edição da NBA, o Phoenix Suns estreou na temporada regular 2007/08 na noite desta quinta-feira com uma vitória fora de casa sobre o Seattle Supersonics por 106 x 99. Apesar do show do trio de ferro, a franquia do Arizona precisou virar a partida no último quarto para sacramentar o triunfo.
O jogo realizado na Key Arena, no Estado de Washington, foi bastante parelho ao longo da primeira etapa. Os Suns levaram a melhor no primeiro quarto por um ponto (27 x 26), mas foram para os vestiários no intervalo em desvantagem de 58 x 55.
Os Sonics ainda conseguiram segurar a diferença de três pontos no placar no fim do terceiro quarto, que terminou com um empate por 24 x 24. Nos 12 minutos finais, porém, pesou o entrosamento do Phoenix, que conseguiu reverter a situação e deixar a quadra com a vitória.
O destaque do time do Arizona foi o armador canadense Steve Nash, que conferiu 18 pontos, distribuiu 12 assistências e ainda pegou sete rebotes. Outro que esteve bem foi o pivô Amare Stoudemire, maior pontuador do Suns com 23 tentos e que coletou 11 rebotes.
Quem também obteve um duplo-duplo foi o ala Shawn Marion, com 14 pontos e mais 11 rebotes. O armador brasileiro Leandrinho Barbosa, por sua vez, atuou durante pouco mais de 28 minutos e terminou com nove pontos, dois rebotes e cinco assistências.
Pelo lado do Seattle, o destaque foi o armador Kevin Durant, segunda escolha no draft da temporada. Apesar da pouca experiência na Liga, o novato carregou a equipe e deixou a quadra como o cestinha da partida, com 27 pontos e mais cinco rebotes. Já o ala Chris Wilcox conseguiu 23 pontos e 11 rebotes.
Foi a primeira vitória na temporada dos Suns, que nesta sexta-feira retornam ao Arizona para estrear diante de sua torcida contra o Los Angeles Lakers. O Seattle, que amargou seu segundo revés, folga nos próximos dois dias e volta à ativa apenas no domingo, fora de casa, para encarar o Los Angeles Clippers.
Show de T-Mac: Em outra partida realizada na noite desta quinta-feira, o armador Tracy McGrady deu mais uma prova de que é um dos melhores jogadores em atividade na NBA e liderou o Houston Rockets à vitória na estréia contra o Utah Jazz, em Salt Lake City, por 106 x 95.
T-Mac anotou nada menos do que 47 pontos para a franquia texana e ainda teve tempo de coletar quatro rebotes e conferir mais quatro assistências. Outro jogador de destaque nos Rockets, o pivô chinês Yao Ming contribuiu com 11 pontos, nove rebotes e cinco tocos, enquanto o ala/pivô argentino Luís Scola obteve sete pontos e nove rebotes.
No Jazz, o ala Carlos Boozer bem que tentou, mas de nada adiantaram seus 30 pontos e 16 rebotes ao longo do embate. Outro que teve atuação destacada na derrota da equipe foi o armador Deron Williams, que converteu 18 tentos e deu 13 assistências, enquanto o pivô turco Mehmet Okur conseguiu um duplo-duplo com 16 pontos e dez rebotes.
Foi a segunda vitória dos Rockets, que se juntaram ao San Antonio Spurs na liderança Conferência Oeste com 100% de aproveitamento nas duas partidas já realizadas. O Utah, que na estréia havia passado pelo Golden State Warriors, conheceu seu primeiro revés.
Pistons superam Heat: Já no duelo da Conferência Leste na rodada desta quinta-feira, o Detroit Pistons mostrou sua força e iniciou sua trajetória na Liga com vitória fora de casa sobre o também estreante Miami Heat por 91 x 80.
O grande nome do jogo para a equipe de Auburn Hills foi o ala Tayshaun Prince, cestinha com 34 pontos e 12 rebotes. Outro que colaborou com um duplo-duplo para a vitória do Pistons foi o armador Chauncey Billups, com 19 tentos e mais 11 assistências.
No Heat, o destaque foi o estreante Ricky Davis, ex-Minessota Timberwolves, que anotou 23 pontos ao longo do jogo, enquanto o ala Udonis Haslem deixou a quadra com 14 pontos e dez rebotes. O pivô Shaquille O’Neal, por sua vez, teve uma atuação discreta para seus padrões na NBA e terminou com apenas nove pontos e sete rebotes.