Da Matta está internado desde o dia 3 de agosto, quando bateu em um cervo que atravessava a pista do circuito de Elkhart Lake, onde testava. Levado às pressas para o hospital, o piloto passou por uma cirurgia para retirada de um coágulo no cérebro e desde então está na UTI, sem previsão de alta.
Villeneuve, por sua vez, sofreu um acidente no GP da Alemanha, mas saiu andando do carro. Alguns dias depois, porém, alegando falta de condições físicas, a BMW Sauber anunciou que o polonês Robert Kubica o substituiria no GP da Hungria. O bom desempenho do reserva na prova acabou provocando o encerramento prematuro do contrato do canadense, que só terminaria no final da temporada.
Campeão da Fórmula 1 em 1997, Villeneuve tem boas lembranças dos Estados Unidos, onde competiu no começo de sua carreira. Logo em sua primeira temporada na IRL, em 1994, ele surpreendeu ao ficar em segundo na tradicional 500 Milhas de Indianápolis. No ano seguinte, venceu a prova e o campeonato.
Entre outros nomes cotados para assumir a vaga de Da Matta estão Patrick Carpentier e Ryan Hunter-Reay. A próxima etapa da Fórmula Indy será no dia 27 de agosto, em Montreal. Na última corrida da categoria, realizada no domingo passado, o assento do brasileiro ficou vago.
< !-- /hotwords -- >