Menu
Brasil

Software permitirá que médicos conheçam histórico clínico com toque no mouse

Arquivo Geral

26/09/2007 0h00

Pesquisadores da IBM mostraram hoje um protótipo de software em três dimensões que permitirá aos médicos conhecer o histórico clínico de qualquer parte do corpo do paciente apenas com o uso do mouse do computador.

O sistema recebeu o nome de Anatomic and Symbolic Mapper Engine (ASME) e foi criado no laboratório de pesquisa da companhia, treatment em Zurique (Suíça).

“É como o Google Earth do corpo humano”, disse o pesquisador Andre Elisseeff, que destacou que este projeto deixará mais simples a utilização dos históricos eletrônicos, ao permitir o acesso à informação dos dados médicos ao lado da representação visual.

O especialista argumentou que ainda não foi criado um modelo unificado de histórico clínico eletrônico realmente funcional, que permita a troca de informação entre profissionais e instituições de saúde.

Por este motivo, acrescentou que muitos profissionais do setor preferem continuar com os registros em papel ou com seus próprios sistemas informáticos de arquivo de dados.

O objetivo do ASME é reunir em um único ponto as peças soltas de informação e, ao mesmo tempo, proporcionar uma ferramenta intuitiva para facilitar seu uso.

Elisseeff comentou que quando um paciente vai a uma consulta por causa de, por exemplo, dor nas costas, atualmente o médico lhe pergunta sobre os dados de sua dor que ele possa lembrar, enquanto faz testes junto com um exame físico.

O médico também pode estudar documentos de consultas anteriores, “mas é possível que não tenha acesso ao histórico completo do paciente e, ao mesmo tempo, à informação sobre casos similares”.

Com a nova tecnologia, o médico precisaria de apenas um “clique” do mouse para ter acesso a todo o histórico clínico, com diagnósticos anteriores, resultados de laboratório e imagens como radiografias.

Além disso, se o especialista estiver interessado em uma parte especial do corpo, poderá ampliar essa região para definir os parâmetros de busca.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado