Da Redação
redacao@jornaldebrasilia.com.br
A partir de dezembro deste ano, estará disponível para todos os cidadãos brasileiros o passaporte com chip. A novidade tornará mais segura a passagem pelos aeroportos, aumentando a confiabilidade dos outros países no passaporte brasileiro. Além disso, o sistema possibilitará mais rapidez no atendimento, porque a liberação do passageiro ocorrerá em apenas oito segundos.
Por meio dos microprocessadores, que serão instalados na contracapa dos novos documentos, será possível fazer a leitura dos dados biométricos do passageiro. O novo sistema deve agilizar os processos de liberação dos usuários, já que vai dispensar o uso de mão de obra e os dados serão lidos por um equipamento eletrônico. Os chips, que serão produzidos pela Casa da Moeda, já são utilizados nos passaportes oficiais e diplomáticos desde o mês de abril.
“A vantagem é que torna-se muito mais segura a verificação de quem está entrando no País. E os países que desconfiam do passaporte brasileiro não terão mais dúvida, porque contamos com a segurança do sistema”, explica o chefe da Divisão de Documentos de Viagem do Itamaraty, Eduardo Hosannah. “Uma câmera faz a leitura do rosto da pessoa e verifica se ela é procurada pela polícia ou se tem alguma pendência. Com isso, tem-se a certeza de que o passaporte é pertencente a ela, não é roubado e nem comprado”, afirma.