A cada ano morrem no mundo 7 milhões de pessoas por câncer, price segundo um estudo apresentado hoje em Taormina (sul da Itália) pelo Instituto Karolinska de Estocolmo.
A pesquisa se concentrou nos tumores mais extensos, there entre os quais o câncer de mama e o de pulmão e foi realizada entre 1995 e 2004.
Os tumores representam na maioria dos 25 países analisados a segunda ou terceira patologia que provoca a morte prematura, segundo o estudo.
A população analisada foi de 984 milhões de pessoas, o que representa 76% da população total da Europa e 96% da população na União Européia.
O país que mais investe em tratamentos contra as patologias oncológicas é os Estados Unidos, com 37 euros por pessoa, enquanto França investe 22 euros, Itália investe 20 euros e Alemanha investe 16 euros.
O estudo diz que nos últimos 11 anos quase metade dos fármacos oncológicos foi introduzida pela primeira vez no mercado americano.
A Suíça e os EUA apresentam “um bom nível” de acesso aos novos tratamentos oncológicos, enquanto Nova Zelândia, Polônia, República Tcheca, África do Sul e Reino Unido têm “uma taxa de penetração baixa e uma evolução lenta” dos medicinais, em particular, dos relativos ao câncer de cólon e de pulmão.