Menu
Brasil

Servidores são condenados por envolvimento em fraudes previdenciárias

A decisão foi tomada pela Justiça Federal do Pará e as penas variam entre 13 e 19 anos de reclusão

Redação Jornal de Brasília

14/04/2021 17h13

Agências do INSS retomam atendimento presencial a partir de hoje

Foto: Divulgação

Cinco servidores do INSS foram condenados por fraudes de benefícios assistenciais de prestação continuada ao idoso e deficiente, benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez, além de realizarem empréstimos consignados fraudulentos em benefício de terceiros.

A decisão foi tomada pela Justiça Federal do Pará e as penas variam entre 13 e 19 anos de reclusão. Os criminosos foram alvo da Operação Flagelo II, em outubro de 2009.

À época da operação, foram cumpridos 128 mandados judiciais, sendo 70 de busca e apreensão e 58 de prisão preventiva. Identificou-se mais de 1.800 benefícios com indícios de irregularidades e os prejuízos foram estimados em R$ 20 milhões. A Operação Flagelo II foi considerada a maior do ano de 2009.

A Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista é integrada pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal e atua em conjunto no combate a crimes contra o sistema previdenciário e trabalhista. Na Secretaria Especial, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista investigar e analisar os indícios de crime.

As informações são do Ministério da Economia

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado