Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Brasil

Com energia solar, TIM leva 4G a regiões de difícil acesso

Operadora investe em modelo sustentável inédito no Brasil, com sites off-grid para inclusão digital de municípios

Crédito: Divulgação/Highline

A TIM está utilizando sites off-grid, sistemas autônomos de geração de energia, no projeto de expansão da sua cobertura 4G. O objetivo é levar a rede de quarta geração a locais de difícil acesso e sem energia elétrica, alcançando distritos, vilas, estradas e até pontos turísticos hoje não atendidos por outras operadoras.

A conexão acontece por meio de torres e antenas alimentadas por painéis solares. Cada site do projeto tem sua própria geração de energia solar com painéis fotovoltaicos e utiliza ainda baterias de lítio, que garantem autonomia completa e mais capacidade para ciclos de carga e descarga, resultando em maior vida útil do equipamento. Dessa forma, a operadora garante uma maior cobertura 4G com infraestrutura simplificada, de baixo impacto ambiental e menor custo. A estimativa de redução de emissão de dióxido de carbono é de aproximadamente 3 tCO2/MWh ao ano (por site) e de redução de consumo de energia convencional de cerca de 15MWh ao ano.

Crédito: Divulgação/Highline

Os dois primeiros sites off-grid foram ativados em parceria com a Highline no interior de São Paulo, cobrindo parte da BR 374 (Rodovia Castelo Branco) e atendendo a SP 463. Outros 13 sites off-grid estão em fase de implementação.
A iniciativa pioneira está atrelada às metas da TIM de uso de fontes renováveis de energia, de ecoeficiência e de acesso à conectividade. Até 2025, a operadora quer alcançar 80% de ecoeficiência no tráfego de dados e ter 90% do consumo de energia proveniente de fontes renováveis, além de contribuir com aspectos sociais ao promover a inclusão digital, em uma estratégia alinhada aos pilares ESG da companhia (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês).

“A jornada ESG da TIM é uma longa realidade, de mais de uma década de iniciativas e resultados, e mantemos sempre o empenho constante para conduzir negócios baseados nas melhores práticas corporativas. Iniciativas inovadoras, como os sites off-grid, são essenciais nessa evolução”, afirma Mario Girasole, VP de Assuntos Regulatórios e Institucionais da operadora.






Você pode gostar